Em prol da informação de qualidade

Em Paracatu, profissional se dedica a reorganizar acervo de biblioteca e incentivar a leitura

Na região Noroeste de Minas Gerais, no município de Paracatu, há uma instituição que se empenha em garantir aos habitantes um acesso à informação de qualidade. Na Biblioteca Pública Municipal René Lepesqueur, fundada na década de 90, seu bibliotecário responsável, Adriano Gonzaga (CRB-6/3240), concentra suas atividades na reorganização de um acervo composto por cerca de 50 mil volumes, entre títulos didáticos e literários. Em função de um período em que ficou sem a gestão de um profissional formado para a área, o espaço está passando por um intensivo processo de atualização e modernização, de forma a oferecer um serviço mais qualificado.

Parte do acervo da biblioteca (Foto: Divulgação)

Parte do acervo da biblioteca (Foto: Divulgação)

Para difundir a leitura no município, Adriano promove uma premiação em que os leitores mais assíduos recebem brindes e homenagens. O evento acontece há 16 anos, e conta com o apoio de alguns órgãos do município. “No ano passado, 23 pessoas foram premiadas, em várias categorias”, conta.

Adriano participa de confraternização em homenagem aos leitores mais fiéis do município (Foto: Divulgação)

Adriano participa de confraternização em homenagem aos leitores mais fiéis (Foto: Divulgação)

Apesar de desenvolver algumas ações de incentivo à leitura, o bibliotecário afirma que é necessário mais apoio das autoridades públicas. Mesmo localizada em uma cidade pequena, a instituição recebe, em média, 60 visitas por dia, segundo Adriano. “Nós temos um volume de visitação satisfatória. Por isso, precisamos receber mais atenção da gestão municipal, para conseguirmos ampliar os projetos de incentivo à leitura e inclusão social”.

Moradores compareceram ao evento em homenagem a leitores assíduos (Foto: Divulgação)

Moradores compareceram ao evento em homenagem a leitores assíduos (Foto: Divulgação)

Para finalizar, o bibliotecário fala sobre a importância da instituição para a promoção da leitura, principalmente em uma cidade do interior. “É interessante observar que, mesmo sendo uma cidade pequena, há um interesse da população em comparecer ao espaço. Vejo aqui vários pais que trazem os filhos e ensinam, desde cedo, o prazer pela leitura”.

Serviço:

Biblioteca Pública Municipal René Lepesqueur
Bibliotecário: Adriano Gonzaga (CRB-6/3240)
Rua Rio Grande do Sul, 1204 – Centro – Paracatu (MG)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 18h
Telefone: (38)3672-2285

Facebook

Twitter

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*