A alma do negócio: publicidade fomenta a leitura em Alfenas

A Biblioteca Municipal Doutor João Januário Magalhães, localizada na cidade de Alfenas, no Sul de Minas, está despertando a curiosidade dos habitantes para a leitura de uma forma criativa. Em uma ação de doação de livros, Ana Maria Silva (CRB-6/2359), bibliotecária do local, conta que o segredo para que a inciativa funcionasse bem foi a publicidade. “Nós divulgamos nas comunidades, ao longo do ano, a nossa intenção de doar os livros não utilizados. Publicamos anúncio até no jornal”, conta.

NOTA 1.1 (Small)Entrada da Biblioteca Municipal (Foto: Divulgação)

Trata-se do Troca-troca, um dos projetos de destaque do espaço, pelo qual livros que não entraram no acervo são doados à comunidade. A ideia foi tão bem-sucedida, que a bibliotecária planeja replicá-la nos próximos anos, aproveitando a Semana do Livro para ampliar o acesso da população às obras literárias.

NOTA 1.2Parte do espaço do local (Fonte: Divulgação)

A biblioteca, que já fez parte do anexo da Prefeitura do município, está hoje sediada no mesmo prédio do Teatro Municipal. O espaço funciona sob um ritmo de trabalho intenso, das 8h às 21h, e oferece um acervo de mais de 15 mil livros para a comunidade, com uma média de visitação de 80 pessoas por dia.

NOTA 1.3 (Small)Leitores pegam empréstimos no local (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de incentivar os leitores e aumentar ainda mais essa demanda, os funcionários organizam, também, algumas visitas guiadas, que mostram o funcionamento da biblioteca para os alunos das escolas do entorno. “Aqui, os estudantes entram em contato com algumas obras que, muitas vezes, eles não têm acesso em casa ou na escola. Por isso, essas visitas são importantes para divulgarmos nosso trabalho”, conta a bibliotecária.

Serviço

Praça Fausto Monteiro, 350 – Alfenas / Minas Gerais
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 21h / sábado, das 8h ao 12h
Telefones: (35) 3698-2048 | 3698-2088 | 3698-2179

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*