Arte e Educação

Biblioteca do Instituto Inhotim é local de proposições e não meramente de salvaguarda e disponibilização de acervo

Inaugurado em 2006, o Instituto Inhotim possui um das mais relevantes coleções de arte contemporânea do Brasil, além de um acervo botânico que reúne espécies raras de todos os continentes. Reconhecido como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas Gerais, o instituto se especializou em criar diálogos entre arte e natureza.

Em funcionamento desde que o museu foi inaugurado, o Educativo Inhotim passou a ter como meta desde o ano passado, com a junção dos antigos núcleos de Educação Ambiental e de Arte Educação, a valorização da transversalidade. “Esta decisão levou a uma série de alterações nos modos de pensar e fazer do Educativo, que passou a incorporar a multidisciplinaridade e, em alguns momentos, a transdisciplinaridade como base de suas proposições e projetos”, explica Daniela Rodrigues, Supervisora de Educação do Instituto.

inhotim-1

Anteriormente vinculada à curadoria artística, a Biblioteca reuniu uma coleção bibliográfica e videográfica sobre temas como arte, arquitetura, paisagismo e educação. Mas, a partir do momento em que também passou a ser coordenada pelo Educativo Inhotim, seu acervo foi expandido para abrigar títulos sobre botânica, meio ambiente, memória e patrimônio.  Além disso, a adoção do conceito de transversalidade levou para o espaço outros integrantes da equipe do Inhotim, que passaram a auxiliar o trabalho com o conhecimento que detêm sobre o acervo e sugestões de divisões temáticas para a organização das estantes e elaboração de propostas educativas. “Vale ressaltar que, desde 2015, a Biblioteca passou a ser mais utilizada pela equipe do Inhotim, para realização de pesquisas ou de encontros de formação”, afirma a bibliotecária responsável pelo equipamento, Joice Silva (CRB-6/3219).

A Biblioteca do Instituto Inhotim fica no Centro Educativo Burle Marx e foi concluída a partir do “Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais”, em 2009. Atualmente, o acervo é composto por livros de arte, botânica, jardinagem, arquitetura, pintura, fotografia, educação ambiental, arte-educação e literatura brasileira e estrangeira, além de dicionários, títulos especiais de diversos artistas e editoras nacionais e internacionais, edições raras, periódicos de arte e botânica, catálogos de exposições individuais e coletivas e de bienais, obras literárias relacionadas aos diversos movimentos artísticos e à história da arte, teses de pesquisadores da área da botânica, acervo multimídia (CDs e DVDs), folhetos, folders, convites para exposições, cartazes, cartilhas, entre outros.

inhotim-2

“Utilizamos o Sistema Pergamum para catalogação e gerenciamento das atividades, mas o acervo ainda não está totalmente cadastrado. Temos um total de 5.945 títulos cadastrados, que totalizam 8.871 exemplares. Mas ainda falta cadastrar um grande volume de títulos, principalmente relacionados a botânica e meio ambiente, que chegaram por meio de doações”, completa a bibliotecária.

A Biblioteca recebe pesquisadores de várias localidades, aos quais presta suporte em seus estudos, e também é utilizada por crianças e adolescentes que participam dos diversos projetos ofertados pelo museu, como o Laboratório Inhotim e a Escola de Cordas. Os visitantes têm acesso ao acervo para consulta no local, além de computadores para realização de pesquisas, e podem participar de eventuais ações realizadas no espaço.

inhotim-3

O fato de o Núcleo de Formação ter sido incorporado à Biblioteca também possibilita a contínua atualização do Centro de Referências, para incluir temas trabalhados nos projetos e ações da instituição. “Selecionamos bibliografia pertinente e a exibimos de modo a instigar a curiosidade e complementar os processos de formação e discussão de determinados assuntos”, completa a bibliotecária.

Atualmente o espaço exibe a Mostra Transparências, que teve início no dia 1º de setembro e tem seu término programado para o fim de outubro.

Serviço:
Biblioteca do Instituto Inhotim
Bibliotecária: Joice Silva (CRB-6/3219)
Rua B, 20 – Centro | Brumadinho
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h horas às 18h.
Telefone: (31) 3571.9937
Facebook: https://www.facebook.com/search/top/?q=inhotim

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*