Atuação do CRB-6 evita vácuo em bibliotecas

Bibliotecário Humberto Souza foi contratado para substituir colega aposentada

Quando a bibliotecária anterior se aposentou, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) atuou para garantir que um novo profissional fosse contratado para gerir a biblioteca da Escola Múltipla, na Serra (ES). Humberto Damião de Souza (CRB-6/ES 850) foi selecionado para a vaga e, desde fevereiro deste ano, é responsável por administrar o espaço.

Humberto Souza foi contratado após ação do Conselho (Foto: Arquivo pessoal)

“Já havia um trabalho estruturado quando cheguei, com incentivo à leitura desde os primeiros anos de estudo. Os alunos são levados para a biblioteca desde pequenos para ter contato com os livros”, conta. Esse apoio pedagógico nas séries iniciais abrange desde a promoção de rodas de leitura até trabalhos que envolvem temáticas como teatro e danças folclóricas.

A preparação para a prova do Enem, que começa ainda no primeiro ano do ensino médio, é outro complemento importante oferecido pela biblioteca – apostilas online e videoaulas auxiliam os alunos nos estudos. “Como bibliotecário, meu trabalho é organizar, orientar a leitura e dar acesso à informação aos interessados. É uma experiência nova, uma oportunidade de crescimento muito grande para mim como profissional”, explica o bibliotecário.

Sobre a atuação do CRB-6, Souza afirma que foi fundamental para a sua contratação. “O que o Conselho fez foi importante para não deixar um vácuo na biblioteca. Desperdiçar o esforço que já tinha sido feito seria muito ruim.”

A presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), também destaca a importância desse trabalho. “A fiscalização do Conselho tem se mostrado efetiva, pois estamos conseguindo que as instituições atendam a legislação federal da Biblioteconomia. A contratação de profissionais da área dá a devida importância para as bibliotecas.”

Mais histórias
O CRB-6 vem publicando uma série de matérias para contar a história de profissionais que começaram a trabalhar após a fiscalização do Conselho. Veja os relatos que já foram divulgados até agora:

Ana Paula Meira (CRB-6/2768)
Ana Simone Diamantino (CRB-6/2184)
Ângela Aparecida Ribeiro (CRB-6/3395)
Camila Canto Garcia Netto (CRB-6/3365)
Célia Barbosa (CRB-6/3123)
Cristina Maria Viana Camilo de Oliveira (CRB-6/1819)
Fernanda Samla Souza Costa (CRB-6/3289)
Gabriela de Oliveira Gobbi (CRB-6/ES 825)
Luiz André Orbez Schubsky (CRB-6/3343)
Márcia Aparecida Cecílio (CRB-6/1660)
Marcos Roberto da Silva (CRB-6/2655)
Michelle de Paula Machado Venuto (CRB-6/2518)
Nádia Lages de Medeiro Alves (CRB-6/2089)
Nádia Santos Barbosa (CRB-6/3178/P)
Rafaela de Paula Amaral de Souza (CRB-6/2300)

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Leave a Reply