Biblioteca do Centro Cultural Pampulha

Biblioteca promove atividades de incentivo à leitura para todas as idades

Capacitar e oferecer programação cultural aos moradores da região é o objetivo Centro Cultural Pampulha, localizado na capital mineira. Uma forte aliada para essa missão é a Biblioteca do Centro Cultural Pampulha, conhecida como Biblioteca José Gomes de Souza, uma homenagem simbólica ao líder comunitário que auxiliou na construção do espaço, nos anos 2000.

Integrante da rede de bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura (FMC), o equipamento visa despertar por meio da leitura, a noção de cidadania e o conhecimento e crescimento social. O acervo composto por 8 mil livros, tem em sua maior parte títulos literários que servem de apoio para o desenvolvimento de ações que fomentam a cultura.

Equipe da biblioteca realiza atividades de incentivo à leitura (Foto: Divulgação)

Equipe da biblioteca realiza atividades de incentivo à leitura (Foto: Divulgação)

O bibliotecário responsável pelo espaço Adriano Regal (CRB-6/2584) organiza atividades de incentivo à leitura para todas as idades. “Realizamos as tradicionais contações de histórias lúdicas para o público infantil e promovemos bate-papos com autores e mostras para destinadas para os adultos”, conta.

A biblioteca também realiza o projeto Palco Literário, todas as sextas-feiras, onde leva uma parte do acervo para a área externa do Centro Cultural e faz a leitura de crônicas e contos para convidar a população a conhecer o espaço. O equipamento oferece consulta ao acervo pela internet e também das outras bibliotecas da rede, por meio do sistema Pergamum, e facilita a pesquisa e o empréstimo de livros aos usuários.

Palco Literário realiza leitura de crônicas e contos para a comunidade (Foto: Divulgação)

Palco Literário realiza leitura de crônicas e contos para a comunidade (Foto: Divulgação)

Adriano afirma que a biblioteca pública é fundamental como fator de socialização nas regiões mais descentralizadas. “A comunidade vê na biblioteca um local que permite integração, acesso a informação e ao conhecimento. E vê na leitura a oportunidade de acesso a uma outra realidade”, completa.

Serviço
Biblioteca do Centro Cultural Pampulha
Bibliotecário: Adriano Goulart Regal (CRB-6/2584)
Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 – Urca – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 09h às 18h; sábado, das 09h às 13h
Telefone: (31)3277-9293
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalpampulha

Bibliotecas modelo
No último Boletim Eletrônico, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) perfilou a biblioteca do Centro Cultural da Lagoinha, e também vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Um Comentário

  1. Adriano Goulart
    Posted 7 de junho de 2016 at 10:49 | Permalink

    Muito boa a matéria. Agradecemos a atenção de todos.
    Peço que corrijam alguns itens do texto, que estão um pouco diferentes do que conversamos.

    No trecho em que Adriano fala :
    “Realizamos as tradicionais contações de histórias lúdicas para o público infantil, e promovemos bate-papos com autores e mostras para destinadas para os adultos”. – O CORRETO é “Realizamos contações e leituras de estórias que são compartilhadas com todos, atividades lúdicas para o público infantil “Brincando para contar estórias” e promovemos bate-papos com autores e artistas locais e mostras de autores do nosso acervo destinadas ao público geral”.

    No trecho : “O equipamento oferece ainda consulta ao acervo das outras bibliotecas da rede, por meio do sistema Pergamum, e facilita a pesquisa e o empréstimo de livros aos usuários.” O CORRETO é “o equipamento oferece consulta ao acervo pela internet e também das outras bibliotecas da rede…”.

    No trecho: “Adriano afirma que a biblioteca pública é fundamental como fator de socialização nas regiões mais centralizadas. – O correto é “nas regiões mais descentralizadas, como é o nosso caso”.

    No trecho : “A comunidade necessita de uma integração do acesso a informação e a biblioteca é um local que permite o acesso a literatura e o conhecimento de uma outra realidade”, completa. –
    O CORRETO É: “A comunidade vê na biblioteca um local que permite integração, acesso a informação e ao conhecimento. E vê na leitura a oportunidade de acesso a uma outra realidade”.

    Adriano Goulart – Bibliotecário do Centro Cultural Pampulha

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*