Biblioteca do Colégio Regina Pacis: espaço de aprendizagem e leitura

O Colégio Regina Pacis é uma escola católica, concepcionista, que se propõe a evangelizar através da educação. Tem como meta formar pessoas abertas à comunhão e à transcendência e favorecer a experiência de assimilação de um conjunto de valores universais, a fé na dignidade e em sua marca divina.

Alunos participam de ação literária na escola (Foto: Divulgação)

Alunos participam de ação literária na escola (Foto: Divulgação)

Alinhada aos princípios pedagógicos da instituição de ensino, a biblioteca tem a missão de promover serviços de apoio à aprendizagem dos membros da comunidade escolar, com o intuito de formar novos leitores.

Coordenado pela bibliotecária Ana Carolina Tecila (CRB-6/3191), o espaço realiza, durante todo o ano, diversos projetos de incentivo à leitura. Um deles é a Hora do Conto, que é realizada uma vez por semana. Neste dia, os alunos vão à biblioteca para ouvir uma história contada pela bibliotecária, sempre relacionada ao conteúdo que está sendo tratado em sala de aula. As histórias são apresentadas de forma lúdica, utilizando técnicas como fantoches e outros recursos.

Crianças entram em contato com personagens da literatura brasileira (Foto: Divulgação)

Crianças entram em contato com personagens da literatura brasileira (Foto: Divulgação)

Depois de ouvir a história, o aluno é estimulado a fazer um desenho ou texto sobre a narração. O objetivo é despertar nas crianças o gosto e o prazer pela leitura e, ao mesmo tempo, exercitar a expressão oral e escrita, a capacidade de retenção de informações e a criatividade.

Eventos literários incentivam a pratica da leitura entra os alunos (Foto: Divulgação)

Eventos literários incentivam a pratica da leitura entra os alunos (Foto: Divulgação)

Teatro e folclore

Em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto), os alunos da Educação Infantil assistiram à peça de teatro “Tia Nastácia conta a história”. A apresentação teve o objetivo de despertar o interesse pela cultura popular brasileira.

A peça foi apresentada pela bibliotecária Ana Carolina Tecila, no papel da protagonista (Tia Nastácia), e pela aluna Gabriela de Souza Monteiro (Boneca Emília), do 2º período, que resgataram, de forma lúdica, lendas e personagens do folclore brasileiro.

A mascote da leitura

Já no primeiro semestre, foi realizado, na turma do Maternal I e II, o projeto Mascote da Leitura, criado pela professora Simone da Glória Marçal, em parceria com a biblioteca.  Por meio de um sistema de rodízio, a cada dia um aluno levava para casa o “amiguinho de pelúcia”, um livro e um diário para descrever todas as atividades e colar fotos.

Os pais contaram a história para seus filhos e registraram o momento no diário. A história lida em casa foi narrada, na Hora do Conto, pela bibliotecária. O objetivo do projeto é despertar, desde os primeiros anos de vida, o gosto pelos livros.

Aluna recebe um “Diploma de Leitor” (Foto: Divulgação)

Aluna recebe um “Diploma de Leitor” (Foto: Divulgação)

Bate papo com o autor

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II encontraram a escritora Anna Lee, no dia 3 julho. O evento marcou o encerramento do projeto de leitura do primeiro livro da segunda etapa – “O mistério das aranhas verdes” –, cujos autores são Anna Lee e Carlos Heitor Cony.

O evento abordou o processo criativo que deu origem à obra, além de outros assuntos. O objetivo era fazer com que os alunos tivessem contato com a autora do livro, a fim de desmistificar a ideia de que o escritor é alguém distante da realidade em que vivemos.

Oficina de Marcadores de Página

Com o objetivo de aproximar as crianças do universo da literatura infantil e incentivá-las a ler, a biblioteca do Regina Pacis promoveu, entre os dias 14 e 16 de abril, a Oficina de Marcadores de Página, que levou os alunos a assistirem uma palestra sobre como preservar e conservar os livros e confeccionar marcadores de página.

Ciranda

No projeto, toda semana o aluno escolhe um livro na biblioteca, leva para casa e, com a família, faz a leitura da obra. Depois disso, o aluno registra no caderno da Ciranda da Leitura o que mais lhe chamou a atenção na história. A ação é realizada em parceria com o os professores.

Estudantes interagem de forma concreta com a literatura (Foto: Divulgação)

Estudantes interagem de forma concreta com a literatura (Foto: Divulgação)

Roda de leitura

As rodas de leitura também são feitas em parceria com os professores. A atividade consiste em uma conversa sobre as leituras que os alunos fazem em casa. Na biblioteca, um espaço é aberto para que eles indiquem um livro que leram para os colegas, levando em conta características da obra e as preferências de leitura dos amigos.

Era uma vez…

Esse projeto é realizado com a turma do Ensino Integral, no qual as crianças confeccionam seus próprios livros baseando-se em histórias narradas na Hora do Conto. A iniciativa partiu dos responsáveis pela biblioteca, que contaram com a parceria da monitora Anna Karolyna Martins Ferreira Oliveira.

Serviço:

Colégio Regina Pacis
Bibliotecária: Ana Carolina (CRB-6/3191)
Rua Daniel de Carvalho, 1424 – Gutierrez
Belo Horizonte/MG
Telefone: (31)3337-5945 | 3337-5000
E-mail: biblioteca@rpacisbh.com.br
Site: www.rpacisbh.com.br

CRB-6 divulga projetos realizados em bibliotecas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem levado adiante o trabalho de fiscalização nas bibliotecas públicas e escolares de Minas Gerais e do Espírito Santo. Este contato tem possibilitado que o Conselho conheça e divulgue ações de destaque desenvolvidas pelas instituições nos dois estados. Para ler sobre as bibliotecas escolares, clique aqui. Para conhecer mais sobre as bibliotecas públicas, acesse este site.

Você, bibliotecário, que atua em uma biblioteca escolar, comunitária ou pública e desenvolve projetos de incentivo à cultura em geral, pode utilizar os meios de divulgação do Conselho para ampliar a visibilidade do seu evento! Envie um e-mail com os detalhes para crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*