Biblioteca do Museu de Arte da Pampulha: referência em obras artísticas visuais

Um dos poucos centros de pesquisa voltados para as artes visuais, a Biblioteca do Museu de Arte da Pampulha é uma referência nesse segmento no Brasil. Os visitantes do local têm acesso a um amplo acervo voltado, principalmente, ao aprofundamento sobre arte contemporânea. Junto com a Biblioteca, há um centro de documentação da história do museu, que disponibiliza informações sobre exposições e eventos culturais, atividade principal do museu.

Fachada do Museu de Arte da Pampulha (Fonte: Conhecendomuseus.com.br)

Fachada do Museu de Arte da Pampulha (Fonte: Conhecendomuseus.com.br)

Para divulgar seu acervo para o público leigo em arte contemporânea, a Biblioteca recebe alunos de diversas escolas mineiras. Eles visitam o local para entender como funciona a pesquisa no campo das artes visuais. Além disso, o espaço possui obras voltadas para o público infanto-juvenil. Assim, essa experiência permite aos estudantes a oportunidade de ampliar o seu contato com o universo dos livros, indo além da literatura, gênero mais comum nas bibliotecas escolares.

Celeste Fontano (CRB-6/1907), bibliotecária responsável pelo espaço, conta que, para atrair o interesse do público do museu pela Biblioteca, sua equipe faz uma pesquisa no acervo para encontrar curiosidades e dados sobre alguma obra ou artista em exposição, que possam complementar a visita e agregar mais conhecimento a essas pessoas. Esse trabalho procura despertar, ainda, novos olhares sobre algum artista retratado, como acontece algumas vezes em exposições do acervo pessoal do autor que está em evidência no museu. Isso é interessante porque permite ao público aprofundar mais sobre as referências de quem está sendo apresentado.

Segundo Celeste, a formação do acervo da Biblioteca é feita por doações de livrarias e instituições culturais. “Esse é um processo contínuo. Nós recebemos muitos títulos, e por isso somos uma referência em trabalhos de artes visuais. Atualmente, chegam doações do todo o país e até do exterior”.

Livro de Artista

Celeste conta sobre um projeto que está desenvolvendo na Biblioteca. O Livro de Artista é uma proposta que visa disponibilizar ao público o manuseio de obras de arte criadas em formato de livros. “Estamos planejando uma maneira de expor essas produções com todo o cuidado, por meio de utilização de tecnologias adequadas. O desafio é criar a possibilidade do contato direto, preservando a perenidade do objeto. Para esse manuseio, o visitante usará luvas e outros materiais necessários à conservação da obra”, afirma.

Livro de artista de Rosangela Rennó (Foto: Reprodução)

Livro de artista de Rosangela Rennó (Foto: Reprodução)

Inserção no Pergamum

A Biblioteca passa, atualmente, por uma mudança. Até agora, o sistema utilizado para catalogar o acervo não permitia a consulta pela internet. Com a mudança para o sistema Pergamum, as bibliotecas e espaços culturais da Fundação Municipal de Cultura tem a possibilidade de disponibilizar a consulta sem a necessidade de uma visita física, modernizando todo o processo, podendo ainda ampliar o acesso.

Serviço

Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha – Belo Horizonte (MG)
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 9hrs às 12h e das 14h às 17h
E-mail para contato: map.biblioteca@pbh.gov.br
Telefone: (31) 3277-7956

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*