BIBLIOTECA ESCOLAR: Atividades literárias e lúdicas são as marcas das bibliotecas do Colégio Arnaldo

O Colégio Arnaldo, localizado em Belo Horizonte, é um dos mais tradicionais colégios da capital mineira, onde estudaram figuras ilustres, como Carlos Drummond de Andrade. A biblioteca da Unidade Funcionários é ampla e diversificada, com espaços variados para atender desde os pequeninos do Ensino Infantil ao 3º ano do Ensino Médio. Já a biblioteca Martha Kiefer Cardoso, da Unidade Anchieta, homenageia uma professora do Colégio que dedicou-se por anos ao espaço.

As bibliotecas do Colégio Arnaldo, coordenadas por Alessandra Santana (CRB- 6/3098), realizam, durante todo ano, diversos projetos de incentivo à leitura. Em 2014, a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil e o Concurso de Desenho foram os principais destaques.

Dia Nacional do Livro Infantil – Homenagem a Monteiro Lobato

Com o objetivo de aproximar as crianças ao universo da literatura infantil e incentivá-las à leitura, as bibliotecas do Colégio Arnaldo promoveram, entre os dias 14 e 16 de abril, atividades relacionadas ao tema Leitura Infantil. O homenageado foi Monteiro Lobato, um dos principais autores da literatura infantil brasileira e criador de inesquecíveis histórias e personagens que atravessaram gerações.

NOTA 1.1

“Houve uma exposição das obras do escritor, apresentação de sua biografia e recreação pedagógica, com caça-palavras e cubo mágico”, conta a bibliotecária Alessandra Santana. A comemoração contou também com uma dramatização, apresentada aos alunos do 1º ao 3º Ano do Fundamental I, da história A Pílula Falante, que mostra como a personagem Emília começou a falar. Já o Teatro de Fantoches, contou a história do casamento da boneca de pano com o porco Rabicó aos alunos do Ensino Infantil, os quais também participaram de sorteios de livros infantis e ganharam marcadores de páginas personalizados.

Concurso Ler é viajar sem sair do lugar

No mês de novembro, os alunos do Maternal ao 5º Ano do Fundamental soltaram a imaginação. Considerando a leitura e o desenho como formas de aprendizado e desenvolvimento infantil, as bibliotecas do Colégio Arnaldo promoveram um concurso de desenho com o tema Ler é viajar sem sair do lugar. “O sucesso foi tão grande e os desenhos tão criativos que foi necessário presentear o dobro de alunos além do previsto”, afirma Alessandra. Os ganhadores faturaram um kit contendo um livro infantil, uma caixa de lápis de cor, uma caixa de giz de cera e um marcador de páginas, além de terem seus desenhos expostos no mural da biblioteca.

NOTA 1.2

Para finalizar o ano, a equipe da Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, da Unidade Funcionários, está programando um teatro para a Colônia de Férias do Colégio. De acordo com Alessandra Santana, “a peça escolhida foi O Rapto do Papai Noel, que tem como proposta resgatar o sentido real do Natal, mostrando que este sentimento pode, e deve, durar para sempre no coração das pessoas”.

Bibliotecas escolares

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.

Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

3 Comments