BIBLIOTECA ESCOLAR: Atividades literárias e lúdicas são as marcas das bibliotecas do Colégio Arnaldo

O Colégio Arnaldo, localizado em Belo Horizonte, é um dos mais tradicionais colégios da capital mineira, onde estudaram figuras ilustres, como Carlos Drummond de Andrade. A biblioteca da Unidade Funcionários é ampla e diversificada, com espaços variados para atender desde os pequeninos do Ensino Infantil ao 3º ano do Ensino Médio. Já a biblioteca Martha Kiefer Cardoso, da Unidade Anchieta, homenageia uma professora do Colégio que dedicou-se por anos ao espaço.

As bibliotecas do Colégio Arnaldo, coordenadas por Alessandra Santana (CRB- 6/3098), realizam, durante todo ano, diversos projetos de incentivo à leitura. Em 2014, a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil e o Concurso de Desenho foram os principais destaques.

Dia Nacional do Livro Infantil – Homenagem a Monteiro Lobato

Com o objetivo de aproximar as crianças ao universo da literatura infantil e incentivá-las à leitura, as bibliotecas do Colégio Arnaldo promoveram, entre os dias 14 e 16 de abril, atividades relacionadas ao tema Leitura Infantil. O homenageado foi Monteiro Lobato, um dos principais autores da literatura infantil brasileira e criador de inesquecíveis histórias e personagens que atravessaram gerações.

NOTA 1.1

“Houve uma exposição das obras do escritor, apresentação de sua biografia e recreação pedagógica, com caça-palavras e cubo mágico”, conta a bibliotecária Alessandra Santana. A comemoração contou também com uma dramatização, apresentada aos alunos do 1º ao 3º Ano do Fundamental I, da história A Pílula Falante, que mostra como a personagem Emília começou a falar. Já o Teatro de Fantoches, contou a história do casamento da boneca de pano com o porco Rabicó aos alunos do Ensino Infantil, os quais também participaram de sorteios de livros infantis e ganharam marcadores de páginas personalizados.

Concurso Ler é viajar sem sair do lugar

No mês de novembro, os alunos do Maternal ao 5º Ano do Fundamental soltaram a imaginação. Considerando a leitura e o desenho como formas de aprendizado e desenvolvimento infantil, as bibliotecas do Colégio Arnaldo promoveram um concurso de desenho com o tema Ler é viajar sem sair do lugar. “O sucesso foi tão grande e os desenhos tão criativos que foi necessário presentear o dobro de alunos além do previsto”, afirma Alessandra. Os ganhadores faturaram um kit contendo um livro infantil, uma caixa de lápis de cor, uma caixa de giz de cera e um marcador de páginas, além de terem seus desenhos expostos no mural da biblioteca.

NOTA 1.2

Para finalizar o ano, a equipe da Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, da Unidade Funcionários, está programando um teatro para a Colônia de Férias do Colégio. De acordo com Alessandra Santana, “a peça escolhida foi O Rapto do Papai Noel, que tem como proposta resgatar o sentido real do Natal, mostrando que este sentimento pode, e deve, durar para sempre no coração das pessoas”.

Bibliotecas escolares

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.

Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

3 Comentários

  1. Márcia Margarida Vil
    Posted 9 de dezembro de 2014 at 15:09 | Permalink

    Estou amando esse projeto.
    Nossas bibliotecas precisam ser visibilizadas.
    Gostaria de solicitar que postassem a foto do(a) bibliotecário (a) responsável pelo projeto.
    Att,

    Márcia

  2. Sindier Antonia
    Posted 9 de dezembro de 2014 at 18:06 | Permalink

    Parabéns Alessandra, pelo seu trabalho e principalmente, por compartilhar conosco suas atividades.
    No próximo ano espero ver mais atividades suas divulgadas no boletim.
    Abs,
    Sindier A.

  3. Raimundo J. Silveira
    Posted 15 de dezembro de 2014 at 21:30 | Permalink

    Parabéns Alessandra, que investe seu conhecimento, em prol destes futuros profissionais,e talvez possa ter um(a) bibliotecário(a) ou também futuros mestres ou doutores, pois vc esta jogando esta sementinha, e assim formando leitores, e criticos, e nao apenas que leem por obrigaçao.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*