BIBLIOTECA ESCOLAR: Bibliotecas do Colégio Santo Antônio promovem atividades literárias e culturais

O Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, possui duas bibliotecas: a Biblioteca Infantil Frei Salvador Tonino e a Biblioteca Central Mauro Vilella. A primeira atende aos professores e aos mais de 1200 alunos do Fundamental I, enquanto a segunda é destinada aos professores e alunos (mais de 1800) do Fundamental II e do Ensino Médio, com um espaço de estudo e leitura.

 A Frei Salvador Tonino é um espaço lúdico e organizado dentro das normas da biblioteconomia, com o intuito de se aproximar das crianças. “Nossas obras literárias estão selecionadas por faixa etária, respeitando a evolução do grau de leitura de cada série”, afirma Fabiana Mendonça (CRB-6/2187), bibliotecária responsável pelo espaço.

No início deste ano, foi feita uma Campanha do Silêncio para conscientizar os alunos sobre o uso da biblioteca. Essa campanha teve como objetivo lembrar os usuários da necessidade de respeitar esse espaço de uso coletivo. Vários cartazes carregavam observações sobre manter o tom de voz baixo, não lanchar e não dormir na biblioteca, manter o espaço organizado e evitar o uso de equipamentos eletrônicos e sonoros.

Além disso, foi realizada através de um concurso de fotos, no qual os alunos expressavam o seu apoio à ideia da campanha. Confira as fotos que foram vencedoras:

NOTA 1.1

NOTA 1.2

NOTA 1.3

A Biblioteca tem anualmente um evento cultural e literário no calendário escolar: A Semana Mauro Vilella, batizada para homenagear um professor de literatura querido no colégio. “A homenageada deste ano foi Santa Clara, que recebeu uma linda exposição “Irmã Lua” na biblioteca central. Os alunos do 7º e 9º anos apresentaram vários trabalhos com o tema Cartas para a humanidade”, conta Fabiana.

NOTA 1.4

NOTA 1.5

Nessa semana, vários autores como Neusa Sorrenti, Gustavo Gaivota, Fábio Sombra, Ângela Leite compareceram ao Colégio para as atividades. A Biblioteca Infantil expôs os trabalhos dos alunos do 2º ano sobre as Cartas de Santa Clara.

NOTA 1.6

NOTA 1.7

Bibliotecas Escolares

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), através de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.

Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Um Comentário

  1. Juliana Caetano
    Posted 12 de novembro de 2014 at 21:17 | Permalink

    Fabi, você é um arraso baby! PARABÉNS!!!
    Seu trabalho é impecável!
    Beijocas.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*