BIBLIOTECA ESCOLAR: Conheça a biblioteca da E. E. Madre Carmelita, em BH

A biblioteca Irmã Débora Miguel, da Escola Estadual Madre Carmelita, em Belo Horizonte, atende 1879 alunos e 135 funcionários e estabelece parceria com a equipe pedagógica a fim de favorecer o desenvolvimento intelectual e social dos usuários. Os professores de português realizam atividades de interpretação com os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, indicando a eles dois livros por bimestre.

NOTA 1.1

“A biblioteca escolar é um instrumento de aprendizagem permanente, que estimula a criatividade e o senso crítico dos alunos”, afirma Adília Gonçalves, professora de ensino para uso da biblioteca, responsável pelo espaço e estudante de Biblioteconomia. Ela conta que o acervo é todo informatizado e que há computadores para pesquisas, além de um leitor ótico de código de barras para as obras e cadastramento biométrico para os usuários. A catalogação é feita pelos sistemas CDD e Cutter.

NOTA 1.4

NOTA 1.5A Irmã Débora Miguel possui 8011 obras literárias. No ano de 2013, foram realizados 10.006 empréstimos e, em 2014, o número já chega a 13.298. As obras são classificadas por cores: Poesia-verde, Teatro-laranja, Referência-roxo, Literatura-vermelho, Literatura Infantil-azul, Livro de imagem-bege, Quadrinho-amarelo, Livro paradidático-vinho, Livro didático-verde claro, Literatura caixa alta-rosa, Livros projetos–azul.

Projeto Histórias em Quadrinho

O Projeto Histórias em Quadrinho, idealizado por Adília, teve início em maio de 2012. Nele, os alunos da Madre Carmelita tiveram a oportunidade de produzir tirinhas, como as da Turma da Mônica. Confira algumas fotos:

NOTA 1.2

NOTA 1.3

Bibliotecas Escolares

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.

Muitos colegas podem se questionar sobre o motivo de o CRB-6 divulgar uma biblioteca onde atua uma professora de uso da biblioteca e não um(a) bibliotecário(a). Isso se deve justamente para reforçar a importância de aprovação do Projeto de Lei 5591 2014 enviado pelo Governador de Minas Gerais para aprovação na Assembleia Legislativa, no qual se cria o cargo de Bibliotecário no Estado. Com a aprovação do PL, as escolas estaduais poderão, então, contar com um profissional da informação na gestão das bibliotecas, atuando em conjunto com o professor. Para saber mais sobre o Projeto, clique aqui e vote a favor.

Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque em sua cidade para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

6 Comentários

  1. Sindier Antonia
    Posted 25 de novembro de 2014 at 15:06 | Permalink

    Adília,

    Obrigada pelo belo texto e por compartilhar suas experiências como Professora para uso da biblioteca e em breve como Bibliotecária também.
    Parabéns pela dedicação e escolha do curso.
    Sindier A.

  2. Posted 25 de novembro de 2014 at 15:32 | Permalink

    Muito obrigado por divulgar o trabalho da Biblioteca Irmã Débora Miguel da Escola Estadual Madre Carmelita. Tel: 31 3441 1079. Avenida: Antônio Francisco Lisboa Nº5OO Bairro: Bandeirantes – Belo Horizonte- MG CEP: 31365-770. E-mail: madrecarmelitabiblioteca@gmail.com. Blog:http://bibliotecamadrecarmelita.blogspot.com.br/, facebook: Biblioteca Irmã Débora Miguel. Venha nós visitar terei o maior prazer em receber, se eu puder contribuir com o seu trabalho ficarei feliz, eu tenho certeza que eu tenho muito que aprender ainda. As Bibliotecas Escolares precisa muito do profissional Bibliotecário. Enquanto não temos, vamos fazendo …o que esta dentro do alcance de cada um. Fiquei conhecendo a Sindier, ela me incentivou a fazer a faculdade de biblioteconomia, um dia vou fazer parte desta equipe de bibliotecários. Obrigado!
    (Adília Gonçalves Sôares- Professora de Ensino para Uso da Biblioteca- Turno: Tarde)

  3. Neida Horsth Gonçalv
    Posted 25 de novembro de 2014 at 19:07 | Permalink

    Parabenizo a iniciativa do Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542) a divulgação no Boletim Eletrônico , relatos das bibliotecas nas escolas .Esta valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, é muito importante ,pois estas são totalmente esquecidas pelos governantes e até mesmo por educadores.Mais uma vez parabenizo o esforço das” Professoras de Uso da Biblioteca”da escola ,por acreditar no desenvolvimento do processo,tornando o trabalho reconhecido por este Conselho.
    Um grande abraço.
    Neida

  4. Miria Katia Santos
    Posted 26 de novembro de 2014 at 12:50 | Permalink

    Adília é um exemplo de pessoa e uma profissional exemplar e dedicada. Sou professora de Língua Portuguesa e fazemos várias parcerias em projetos literários. Todos nós, funcionários e alunos da Escola Estadual Madre Carmelita temos a honra em ter por perto alguém tão especial como ela. Parabéns Adília!!!

  5. Posted 22 de julho de 2015 at 1:48 | Permalink
  6. Posted 3 de outubro de 2015 at 22:41 | Permalink

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*