BIBLIOTECA ESCOLAR: Conheça algumas ações da biblioteca do Colégio Helena Bicalho, em BH

O Colégio Helena Bicalho atende do 1° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio e está localizado em Belo Horizonte, no bairro São João Batista. Fundado em 1988, ele tem como missão oferecer educação preventiva, favorecendo a formação da pessoa humana e a percepção de si mesmo enquanto sujeito social. Para ir ao encontro dos princípios pedagógicos, o Helena Bicalho tem apoiado sempre todos os projetos de incentivo à leitura.

Sua biblioteca, coordenada por Eryka Gonçalves (CRB-6/3129), oferece serviços de orientação à pesquisa escolar, hora do conto e visita orientada.

NOTA 1.1 (Small)

Visita escolar à Bienal do Livro 2014

Os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de fazer uma visita à Bienal do Livro 2014. “Foi um evento muito rico, pois estreitou os laços entre os estudantes e o universo da leitura”, conta Eryka. No evento, os alunos participaram da hora do conto, compraram livros a preços promocionais e participaram de brincadeiras. O momento foi oportuno também para adquirir novos títulos para o acervo da Biblioteca.

Campanha de marketing e preservação de acervo

A Biblioteca do Colégio Helena Bicalho elaborou marcadores de página com dicas de preservação de acervo para distribuição em salas de aula a todos os alunos. A prática foi um sucesso, visto que divulgou ainda mais a biblioteca e a importância da preservação de acervo.

Hora do Conto

A Hora do Conto é realizada normalmente uma vez por semana, em parceria com corpo docente. Os alunos vão à biblioteca para ouvir uma história contada pela bibliotecária, de acordo com o conteúdo que está sendo tratado em sala de aula. Então, por exemplo, se a professora está trabalhando cadeia alimentar, a bibliotecária escolhe um livro de literatura que esteja relacionado com o assunto. O livro “Comilança”, de Fernando Vilela, por exemplo, atende bem a essa proposta.

NOTA 1.2 (Small)

Bibliotecas escolares

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.

Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply