Biblioteca escolar: empenho em promover a leitura

Focada em desenvolver atividades de promoção e incentivo à leitura, a Biblioteca Ir. Scolastica La Fratta, do Colégio Nossa Senhora das Dores, de Belo Horizonte, promove a educação por meio de estratégias conjuntas com os professores da escola. Considerando o empenho dos estudantes em relação aos eventos, a experiência vem se mostrando muito bem-sucedida.

NOTA 4.1 (Small)Parte do acervo da biblioteca Biblioteca Ir. Scolastica La Fratta (Foto: Divulgação)

Segundo Eliane Maria Fontes Cruz (CRB-6/1369), bibliotecária responsável pelo espaço, para garantir um acesso à informação de qualidade, o acervo da biblioteca é composto por mais de 14 mil exemplares de livros e quase 9 mil itens relacionados à almanaques, apostilas, dicionários, DVDs, mapas e outros instrumentos de ensino. Complementando as referências de informação, a biblioteca recebe dois jornais diários, um de alcance nacional, e outro de Minas Gerais. Periódicos também são oferecidos no local. A biblioteca possui, ainda, a assinatura de 14 revistas.

Além de manter o acervo do colégio, o espaço é utilizado para outras funções, como a realização de aulas, trabalhos individuais ou em grupo, empréstimos de livros, entre outras atividades de complementação curricular. Isso garante uma visitação média de 2.200 pessoas por mês. “Há, ainda, os diversos projetos desenvolvidos pela equipe, como um treinamento para apresentação das regras da Biblioteca; a Semana do Livro; o Destaque nas Leituras, em que os alunos que mais leram durante o mês são reconhecidos pela escola”, destaca Eliane. Também são promovidos encontro com os autores para que os estudantes possam compartilhar suas reflexões sobre as obras que leram ao longo do ano com os escritores.

NOTA 4.2 (Small)Parte dos prêmios do “Leitor Mirim” (Foto: Divulgação)

“O último evento realizado na biblioteca foi o Prêmio Leitor Mirim 2015. Na ocasião, estiveram presentes professores, coordenadores e diretores da escola, em reconhecimento aos alunos que mais leram durante o ano”, relembra a bibliotecária. Ela explica que as ações acontecem anualmente e são distribuídos troféus, certificados e presentes aos estudantes.

A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h30. Aproveite para conhecer o colégio!

Serviço

Biblioteca Ir. Scolastica La Fratta | Colégio Nossa Senhora das Dores
Bibliotecária responsável: Eliane Maria Fontes Cruz (CRB-6/1369)
Endereço: Av. Francisco Sales, 77 – Floresta – Belo Horizonte (MG)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 17h30
Página no Facebook: www.facebook.com/bhcnsd

Bibliotecas modelo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado diversas bibliotecas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Confira aqui as bibliotecas públicas já perfiladas pelo CRB-6. Neste link, você pode conhecer as bibliotecas escolares que já foram matérias nas redes do Conselho.

Se você trabalha em uma biblioteca como essa, envie seus dados pra gente!

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*