Biblioteca Municipal de Ouro Preto: cultura e tradição

Velha conhecida dos habitantes de Ouro Preto (MG), a Biblioteca Municipal da cidade fica sediada em um prédio que já foi um mercado de troca e venda para os tropeiros da região. Presente no município desde 1831, a instituição é tida como referência para os habitantes, por oferecer mais de 50 mil títulos de diversos gêneros literários, didáticos e técnicos e por fomentar o acesso e a valorização da cultura, história, tradições e do conhecimento na região.

(Foto: Cazadoresdebibliotecas.com)

(Foto: Cazadoresdebibliotecas.com)

Para ampliar a visibilidade do local, a bibliotecária Efigênia Ferreira (CRB-6/1395) conta que lá são desenvolvidas diversas atividades culturais e literárias. Entre as ações fixas, a “Hora do Conto” está entre os destaques. Para divulgar a programação, a equipe da biblioteca visita instituições de ensino para apresentar os projetos. “Levamos ao conhecimento dos alunos a agenda do que será desenvolvido na região. Acreditamos que a biblioteca tem que ser mais participativa e proativa”, afirma Efigênia.

Crianças assistem a contação de histórias (Foto: divulgação ASCOM/PMOP)

Crianças assistem a contação de histórias (Foto: divulgação ASCOM/PMOP)

Greiza Tavares é a responsável pelo desenvolvimento de várias atividades culturais da biblioteca. Além disso, também participa diretamente do contato com os visitantes, sendo a contadora oficial das histórias da “Hora do Conto”.  “Há dois anos, estou à frente dos eventos. Desenvolvemos oficinas, exposições, teatro de fantoches e outras iniciativas”, relata. A respeito dos resultados obtidos com essa programação, Greiza acredita que ela contribui para aumentar o volume de visitantes, assim como a frequência, o tempo de permanência e o retorno ao espaço, pois as atividades despertam o interesse e o gosto das pessoas pelo universo dos livros.

Atividades desenvolvem interação cultural entre as crianças (Foto: Divulgação ASCOM/PMOP)

Atividades desenvolvem interação cultural entre as crianças (Foto: Divulgação ASCOM/PMOP)

Setor braile em desenvolvimento

A biblioteca conta, também, com um acervo de obras em braile. Porém, segundo Efigênia, o setor ainda necessita de uma adaptação para que essas publicações sejam disponibilizadas de maneira adequada ao público.

Bibliotecas Públicas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem levado adiante o trabalho de fiscalização nas bibliotecas públicas e escolares de Minas Gerais e do Espírito Santo. Este contato tem possibilitado que o Conselho conheça e divulgue ações de destaque desenvolvidas pelas instituições nos dois estados. Para ler sobre as bibliotecas escolares, clique aqui. Para conhecer mais sobre as bibliotecas públicas, acesse este endereço.

Você, bibliotecário, que atua em uma biblioteca escolar, comunitária ou pública e desenvolve projetos de incentivo à cultura em geral, pode utilizar os meios de divulgação do Conselho para ampliar a visibilidade do seu evento! Envie um e-mail com os detalhes para crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*