Biblioteca Pública do Espírito Santo oferece ampla estrutura para leitores

A Biblioteca Carlos Corrêa Loyola, localizada no bairro Valparaíso, na cidade de Serra (ES), foi construída para atender a uma demanda dos próprios moradores da comunidade. Criado por meio do programa “Orçamento Participativo”, o local foi pensado para oferecer, além de uma biblioteca – que conta com um setor destinado exclusivamente a obras em braile –, auditório e espaço para recreação infantil, entre outros serviços. A estrutura de quase mil metros quadrados reúne um acervo de aproximadamente 18 mil exemplares.

Parte do acervo disponível para consulta (Foto: Divulgação)

Parte do acervo disponível para consulta (Foto: Divulgação)

Segundo Adma Meschiatti (CRB-6/ES 372), bibliotecária do local, o espaço desenvolve alguns projetos em parceria com as escolas do entorno. “Nós conversamos com os professores das instituições e trabalhamos em conjunto para trazer os alunos para a biblioteca.”

Quadros são expostos em ação cultural (Foto: Divulgação)

Quadros são expostos em ação cultural (Foto: Divulgação)

Em agosto, um projeto que tomou conta da biblioteca foi o Lendas Urbanas. Durante todo o mês, o espaço ganhou uma decoração que remetia ao halloween. Aproveitando o tema, os funcionários fizeram uma seleção de livros que se encaixavam no perfil e disponibilizaram aos leitores.

Crianças participam de comemoração na Semana do Livro (Foto: Divulgação)

Crianças participam de comemoração na Semana do Livro (Foto: Divulgação)

Sobre os projetos em parceria com as escolas do município, Adma conta que muitas vezes os professores relatam uma melhora na relação com os alunos. “Essas ações incentivam os estudantes a procurar novos autores e vir mais à biblioteca”. Mesmo assim, a bibliotecária critica o descuido dos órgãos públicos para com as necessidades do local, principalmente nas últimas duas gestões. Segundo a bibliotecária, faltam investimentos para que a instituição continue oferecendo serviços de qualidade à comunidade, como projetos de longo prazo, que estimulem a visitação.

Serviço

Avenida Guarapari, 112 – Valparaíso, Serra (ES)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h00 às 17h30
Telefone: (27)3318-9293
E-mail: biblioteca.valparaiso@serra.es.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecadevalparaiso

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Um Comentário

  1. Claudia Santos
    Posted 1 de dezembro de 2015 at 12:16 | Permalink

    Parabéns Adma pelo belíssimo trabalho que desenvolve à frente da biblioteca de Valparaíso. Projetos desenvolvidos em parceria com a comunidade valorizam os moradores como co-responsáveis pela democratização do saber. Espero que os órgão públicos atentem para a importância de apoiar financeiramente para a continuidade de trabalhos tão relevantes para a população.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*