Bibliotecária mineira vai à caça de leitores nas fábricas de móveis de Ubá

Leitores do projeto Biblioteca-Itinerante de Ubá

Leitores do projeto Biblioteca-Itinerante de Ubá

A Biblioteca Municipal de Ubá, no interior de Minas Gerais, desenvolve um projeto, no mínimo, interessante. Literalmente, a bibliotecária Rosemary Flores (CRB-6/2793), junto com a sua “Biblioteca-Itinerante”, sai à procura de leitores nos setores de produção, principalmente, das fábricas de móveis de Ubá.

“Nosso público principal é o pessoal da produção, geralmente, com menor grau de escolaridade e que na maioria das vezes desconhece a existência da biblioteca municipal, seus produtos e serviços e que essa biblioteca é mantida pelo poder público”, define Rosemary.

E o modo de abordar os trabalhadores acontece da seguinte forma: disponibiliza-se um pequeno acervo de obras literárias nas dependências dessas empresas, em áreas próximas ao refeitório ou ao local de descanso dos funcionários, com livros para todos os gostos. “Colocamos o mobiliário e esse pequeno acervo em um ambiente com tapetes, sofás e mesa para o atendente”, acrescenta.

Ainda segundo ela, formulários para a realização de cadastros na Biblioteca Municipal de Ubá também são disponibilizados, para incentivar os novos leitores a frequentar o centro de informação da cidade.

Para exemplificar a recepção do projeto, a bibliotecária lembra-se do comentário eufórico de um funcionário. “Confesso que não vou sair daqui da fábrica depois dessa exposição e se não for possível que eu freuquente a biblioteca, vou incentivar meus filhos e minha mulher a fazê-lo”.

O “Biblioteca-Itinerante” existe desde 2009. Segundo Rosemary, outros projetos também são desenvolvidos na biblioteca: “A Hora do Conto”, que atende crianças das escolas públicas municipais, estaduais e particulares, do ensino fundamental; “Música na Biblioteca”, para os apreciadores da primeira arte, além de exposições com temáticas diversas.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*