Bibliotecário de Juiz de Fora cria portal de informações jurídicas

Portal Jurídico fornece conteúdo especializado para estudantes e professores da área

O bibliotecário da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Sérgio Reis (CRB-6/2227), criou um portal para fornecer aos estudantes, professores, profissionais da área e a sociedade em geral as principais fontes de conteúdo jurídico. “Na gestão da biblioteca, faço treinamento com todos os calouros. Por meio dessa atividade, percebi que algumas dúvidas ainda permaneciam. Foi o que me motivou a criar o Portal Jurídico, uma ferramenta que disponibiliza a esse público mais informações sobre os serviços e matérias que disponibilizamos aos alunos e corpo docente”, conta Reis.

Criador do Portal Jurídico, o bibliotecário Sérgio Reis (Foto: Divulgação)

Criador do Portal Jurídico, o bibliotecário Sérgio Reis

O site oferece uma apresentação em Power Point e em vídeo da biblioteca, listagem de e-books jurídicos, manuais sobre metodologias e iniciação científica, templates para criação de trabalhos acadêmicos, dicas sobre apresentações orais, fontes de artigos científicos, entre outros materiais de pesquisa. Além disso, o Portal Jurídico tem um espaço dedicado ao acesso remoto de bibliotecas digitais e acervos jurídicos, como a base de dados da própria UFJF, da Biblioteca Central e de outras fontes jurídicas do Brasil e do mundo. “Entre os materiais da página sobre metodologia destaco o Compêndio de Metodologia Científica, o Manual de Normalização, dicas para fazer fichamento e modelo de monografia no Word, todo formatado dentro das normas da ABNT”, detalha o bibliotecário responsável.

PORTAL JUR+ìDICO

“Verifiquei também que as informações jurídicas estavam dispersas e tive a ideia de reuni-las em um único lugar. Por isso, criei a página sobre Pesquisa”, pontua. Essa seção disponibiliza o acesso a sites dos Conselhos Federal e Estadual da OAB, diversos portais jurídicos e de notícias da área e gerais, bibliotecas especializadas no setor, fontes de legislação, jurisprudência e doutrina, que abrange buscadores de artigos científicos, listagem dos melhores periódicos da área do mundo, avaliados pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), do Ministério de Educação (MEC), pelo conceito Qualis, entre outros.

Acesse http://portaljuridico.wix.com/site e saiba mais.

 

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*