Bibliotecário é entrevistado por Fátima Bernardes

No dia 3 de setembro, Cristian Santos, bibliotecário da Câmara dos Deputados, participou do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo. Na oportunidade ele narrou sua trajetória e falou da importância da biblioteca em sua vida.

NOTA 2 - fatima e cristian

Cristian Santos, bibliotecário da Câmara dos Deputados, foi entrevistado por Fátima Bernardes

Filho de mãe confeiteira e pai carpinteiro, Cristian relatou que, dos 9 aos 19 anos, vendeu cocadas em Brasilândia, cidade satélite do Distrito Federal. “As cocadas tiveram um impacto muito positivo na minha vida porque me tiraram de uma situação de miséria. Mas quem me trouxe, de fato, dignidade, foi essa biblioteca. Foi aqui que eu li meu primeiro livro, que foi “A Arca de Noé, mais ou menos aos 7 anos de idade. Na verdade, a minha irmã mais velha leu pra mim. E era aqui que eu fazia todos os meus trabalhos escolares e consumia as minhas tardes consultando verbetes nas enciclopédias. Realmente, me emociono ao voltar aqui”, relatou.

A biblioteca era a Erico Veríssimo, que fica em seu bairro e, à época, não tinha sequer bibliotecário. A estrutura, ele contou, era muito simples. Foi por meio dela, contudo, que ele construiu sua identidade. Cristian ainda mostrou sua preocupação com o fato de 75% dos brasileiros não frequentarem bibliotecas.

Hoje ele tem, no total, cinco graduações. Além de Biblioteconomia, ele cursou Língua e Literatura francesas, Tradução, Filosofia e Teologia, além de mestrado em Ciência da Informação e doutorado em Literatura e Práticas Sociais. A dissertação acabou virando livro, “Devotos e Devassos”, e está concorrendo ao Prêmio Jabuti em duas categorias: melhor crítica literária e melhor capa. Atualmente, ele está matriculado em um curso de pós-doutorado.

Assista a entrevista completa aqui. Clique em Cena 2, Cena 3, Cena 4 e Cena 5.

Em abril, Cristian estevem em Formiga (MG) para ministrar a palestra “O shopping, a biblioteca e a ética” a convite do Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6) para os bibliotecários da cidade e para os alunos do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) por ocasião das comemorações do Dia do Bibliotecário 2015. Relembre.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*