Bibliotecas especializadas: acervo diversificado e aprofundado

Há 15 anos como responsável pela biblioteca da Epamig, Dorotéia de Morais mostra os diferenciais desses espaços especializados e setoriais

Especializada em documentos relacionados à área da agropecuária, a Biblioteca Professor Octávio de Almeida Drummond foi criada em 1975. Atualmente, a equipe conta com duas bibliotecárias para gerenciar a informação, que é disponibilizada a um público composto por pesquisadores internos e externos, além dos próprios funcionários da instituição.

A biblioteca faz parte da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), que visa atender às demandas do agronegócio, e tem sede em Belo Horizonte. A instituição conta com diversos meios de informação em seu acervo. Entre os itens estão livros, folhetos, periódicos, teses acadêmicas e de outros tipos.

A bibliotecária Dorotéia Rezende de Morais (CRB-6/1649) faz parte da equipe que gerencia a informação da EPAMIG. Há 15 anos no cargo, ela também já trabalhou em bibliotecas universitárias e escolares. Para Dorotéia, a diferença principal está no tipo e na profundidade das informações veiculadas. “A biblioteca universitária tem um foco muito amplo de temas. Já as de nível escolar são interessantes porque podemos desenvolver projetos de incentivo à leitura, que eu gostava muito”. No caso das específicas, como a da EPAMIG, a bibliotecária afirma que a diferença é a exigência de certo conhecimento dos conteúdos.

 NOTA 4 (Small)Dorotéia Rezende é uma das responsáveis pelo gerenciamento das informações da EPAMIG (Foto: Divulgação)

Com a experiência adquirida após tantos anos de trabalho, Dorotéia hoje já domina os requerimentos dos usuários. Porém, no início de suas atividades, a bibliotecária se assustava com o nível de especificidade das informações, e precisou de um tempo para ter familiaridade com os tipos de pesquisas feitas no local.

O sistema utilizado para gerenciar as informações é o Ainfo, software desenvolvido pela Embrapa, que permite a catalogação do acervo, de instituições conveniadas e dos funcionários, além de fazer as tarefas básicas de empréstimos, renovações e devoluções. O catálogo também pode ser consultado no sistema via internet, o que aumenta a autonomia dos usuários.

Serviço

Biblioteca Professor Octávio de Almeida Drummond
Av. José Cândido da Silveira, 1.647 – União – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13 às 18h.
Telefone: (31) 3489-5073

Bibliotecas especializadas

Em nosso último Boletim Eletrônico, publicamos uma matéria sobre a Biblioteca do Ministério Público de Minas Gerais, clique aqui para ler.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*