Cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo realizam ações culturais

Eventos literários e culturais são ferramentas importantes para o incentivo à leitura e à democratização da cultura em geral. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), com o intuito de dar visibilidade e contribuir com a promoção dessas ações, divulga esses eventos realizados em Minas Gerais e no Espírito Santo. Neste mês, com a comemoração do Dia Nacional da Leitura, no dia 12, diversos projetos foram realizados nos estados. Confira!

Triângulo Mineiro

Uberlândia sediará o I Encontro Literário do Cerrado

A cidade de Uberlândia receberá o I Encontro Literário do Cerrado, o Elicer. O evento, que acontece de 15 a 20 de novembro, contará com exposições, feiras e oficinas para todas as idades. Segundo os organizadores, a expectativa é que mais de 120 mil pessoas visitem o local.

NOTA 4.1

De acordo o coordenador do evento, Humberto Paes Leme, a intenção da ação é ampliar o acesso à leitura. “Estamos trabalhando muito para gerar uma recepção positiva. Como é o primeiro evento desse porte no Triângulo Mineiro, a atenção com a qualidade dos expositores é fundamental, além das atividades culturais e artísticas”.

 NOTA 4.2

Além das pessoas que comparecerão às atividades por conta própria, os estandes serão visitados por cerca de 16 mil alunos da rede estadual. O foco, para Humberto, é proporcionar segurança e aprendizado para todos esses visitantes que chegarão das escolas para conhecer mais sobre o cenário dos livros brasileiros e internacionais.

Saiba mais sobre o evento no site, ou no Facebook do evento do projeto.

Ouro Preto

Universidade Federal de Ouro Preto organiza festival literário

Dos dias 4 a 8 de novembro, Ouro Preto (MG) sedia o “Fórum das Letras”, um festival literário que terá a presença de mais de 80 autores nacionais e estrangeiros. A organização é da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e a entrada é gratuita. Neste ano, a organização irá homenagear o autor Graciliano Ramos.

NOTA 4.3

Para conhecer outros autores confirmados, acesse o Facebook do Fórum das Letras. A agenda completa pode ser acessada no site do evento.

Santa Rita do Sapucaí

Projeto transforma ônibus em biblioteca itinerante

No dia 8 de outubro, a cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG) recebeu um ônibus totalmente modificado. O “Ônibus da Leitura” foi adaptado com estantes, sofás e pinturas temáticas para oferecer obras literárias a seus passageiros. O projeto começou seu percurso pela Creche das Margaridas, disponibilizando cerca de 500 obras para as crianças do local.

 NOTA 4.4

Ônibus foi equipado com sofás e estantes para receber os leitores (Foto: Divulgação)

O projeto conta também com apresentações culturais de música e arte do grupo UPA – União Presbiteriana de Jovens.

Confira a cobertura aqui.

Confins

Evento de contação de histórias será realizado em Confins

O município de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), foi escolhido para sediar o 1º Conta Minas, evento de contação de histórias para todas as idades, com entrada gratuita. A ação acontece de 20 a 24 de outubro. Para realizar as oficinas de contação de histórias, o evento contará com a presença de diversos artistas de todo o Brasil, como grupos de atores, artistas de rua e estudantes de literatura.

NOTA 4.5

Conheça o Facebook do projeto aqui.

Vitória

Psicóloga ensina a utilizar a literatura para fins terapêuticos

A psicóloga Cristiana Seixas apresentará uma palestra na Associação de Apoio Social e Orientação à Imigração para as Comunidades Sul-americanas e Africanas (AACILUS), no bairro Jardim Camburi, em Vitória (ES). Utilizando os livros como instrumentos para terapia, a autora contará os princípios da prática literária como uma opção terapêutica. O valor por pessoa é de R$30,00. Confira abaixo como participar.

NOTA 4.6 

Mais ações

Nas últimas edições do Boletim Eletrônico, o CRB-6 divulgou ações literárias e projetos de incentivo à leitura em Arcos, Uberaba, Poços de Caldas, Itaúna, Governador Valadares, Formiga, Varginha, Pouso Alegre e Divinópolis. Relembre:

Mineiros comemoram o Dia da Árvore com projetos literários.

Cidades mineiras promovem ações literárias.

Arcos, Uberaba, Poços de Caldas e Itaúna desenvolvem ações literárias.

Se você participa de ações literárias ou conhece projetos de incentivo à cultura na sua cidade, envie para o Conselho. Nós iremos divulgar os eventos desenvolvidos em Minas Gerais e no Espírito Santo! Nosso e-mail é crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*