Cidades mineiras promovem ações literárias

São muitas as formas como a sociedade e até mesmo os governos têm promovido a leitura e tudo o mais que envolve a cultura. De maneiras criativas e inovadoras às mais tradicionais, tudo é válido e, por isso, merece nosso destaque.

Hoje vamos mostrar o que tem sido realizado nas cidades mineiras de Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis e Poços de Caldas. Confira:

Venda Literária

No interior, “venda” é sinônimo de mercearia. Ali você encontra um pouco de tudo que precisa para o dia a dia, de alimentos a artigos de higiene e limpeza. Para estimular o desenvolvimento intelectual das crianças de uma pequena comunidade rural de Varginha (MG), a família de Fernando Eugênio do Prado, falecido recentemente, doou um espaço para que a escola rural pudesse montar uma biblioteca, que acabou se tornando uma Venda Literária.

A EPTV produziu uma reportagem para contar a história da Venda Literária, e o G1 também veiculou matéria sobre o assunto. Acesse a íntegra do conteúdo aqui.

NOTA 2.1 - venda literaria

Reportagem veiculada pela EPTV. Clique para assistir (Foto: Reprodução/G1)

Constituição Federal ganha versão ‘teen’ em livro lançado em Pouso Alegre

Um grupo de pessoas de Pouso Alegre (MG), coordenado pela agente legislativa Madu Macedo, acaba de produzir uma versão teen da Constituição Federal, voltada para o público infanto-juvenil. Segundo a Associação Brasileira de Escolas Legislativas (Abel), o trabalho é pioneiro.

O livro possui 91 páginas e conteúdo extra em outras 35, com linguagem acessível, que proporciona uma leitura prazerosa. Saiba mais aqui.


NOTA 2.2 - Consituição

Tatiana Rezende, Madu Macedo e Mônica Franco compartilham autoria da versão ‘teen’ da Constituição Federal (Foto:  Reprodução/G1)

Portal reúne memória do Centro-Oeste mineiro

Profissionais e estudantes da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, unidade Divinópolis, e outros estudiosos do tema têm contribuído para alimentar o portal Memória do Centro Oeste Mineiro – EmRedes. O site disponibiliza conteúdo audiovisual (fotos, vídeos e textos) sobre a região.

A administração do portal está a cargo da equipe de profissionais do Centro de Memória da UEMG – unidade Divinópolis, aos quais caberá receber e analisar as contribuições vindas de diversos grupos de estudo e pesquisa sobre o Centro-Oeste Mineiro.

>> Conheça o portal
NOTA 2.3 - portal da memoria centro oeste mineiroCabine antiga vira espaço literário em Poços de Caldas 

Recentemente, a Secretaria Municipal de Cultura publicou edital dirigido aos interessados em realizar uma intervenção artística em uma antiga cabine telefônica na cidade de Poços de Caldas, que foi transformada em um espaço literário.

A responsabilidade pela gestão do novo espaço será da Coordenação de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com outras instituições.

Confira matéria sobre a iniciativa aqui.

NOTA 2.4 - Cabine literaria

Cabine será revitalizada para abrigar ponto de leitura  (Foto: Assessoria de Imprensa / Reprodução/G1 Sul de Minas)

Contribua!

Se você conhece ou participou de algum evento ou ação envolvendo literatura na sua cidade, envie para o nosso Boletim Eletrônico!

Na última edição, abordamos a 1ª Festa Literária de Sabará (FLIS) e a 1º Bienal do Livro de Contagem. O próximo evento a ser divulgado pode ser o da sua região. Não importa o tamanho da ação. Todas serão avaliadas! Nosso e-mail é crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*