Colégio oferece opções de duas bibliotecas para estudantes, em Ubá

Para ampliar e facilitar o acesso dos leitores às obras de preferência, o Colégio Sagrado Coração de Maria, localizado no centro de Ubá, dispõe de duas opções de bibliotecas para seus alunos. Os livros são segmentados conforme a idade dos estudantes. As obras de interesse de leitores do 1º ano do Ensino Fundamental 1 ao Curso Técnico em Meio Ambiente, na unidade Padre Gailhac. Já as crianças podem fazer seus empréstimos na Biblioteca Garoto Gailhac.

Parte da Biblioteca Garoto Gailhac (Foto: Divulgação)

Parte da Biblioteca Garoto Gailhac (Foto: Divulgação)

O acervo total, dos dois núcleos, é composto por mais de 12 mil exemplares. Fabiany Castro (CRB-6/2700), bibliotecária do local, conta que a programação de atividades no espaço é permanente e dinâmica. No mês de maio, por exemplo, mais de 2.400 volumes foram movimentados.

Mesmo assim, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento desses alunos e a aproximação com as artes e a literatura, a equipe do colégio realiza alguns eventos. Entre eles, estão a Feira Literária, a Exposição de Fotografia, o Encontro com o Escritor e a Bienal Literária. As ações geralmente acontecem uma vez por ano.

Biblioteca Pe. Gailhac, do colégio Sagrado Coração de Maria (Foto: Divulgação)

Biblioteca Pe. Gailhac, do colégio Sagrado Coração de Maria (Foto: Divulgação)

No Encontro com o Escritor, por exemplo, os estudantes recebem a função de desenvolver trabalhos com as obras de um autor contemporâneo, durante o período letivo. Após essas pesquisas, o próprio literato comparece à escola e conversa sobre seus projetos com os estudantes. Este ano, a Editora FTD levou o autor Fernando Carraro. Para Fabiany, o evento aproxima o leitor do livro e do escritor. “Procuramos, com isso, desenvolver na criança a criatividade, a imaginação e a ampliação de seus conhecimentos e valores”, conta.

“Criar uma aproximação entre os estudantes e o universo dos livros, colaborando para a criação do hábito da leitura e a conscientização dos jovens dessa importância artística.” Essa é, para Fabiany, uma das principais funções de sua profissão. Para finalizar, a bibliotecária cita o educador português José Morais: “A eficiência em leitura depende da prática da leitura, que, por sua vez, é influenciada pela motivação para ler”.

Centro de Referência Histórica

Além de ser responsável pelas bibliotecas, Fabiany também gerencia o Centro de Referência Histórica do colégio. Nesse projeto, a memória da instituição é preservada e recontada por meio de seus mobiliários antigos, fotografias, uniformes e outros objetos relativos à história institucional. A sala foi reinaugurada em 2011, para homenagear os 100 anos da escola.

  Centro de Referência Histórica lembra a trajetória da instituição (Foto: Divulgação)


Centro de Referência Histórica lembra a trajetória da instituição (Foto: Divulgação)

Serviço

Praça São Januário, 276 – Centro – Ubá /MG

Telefone: (32)3531-5281.

Site: www.redesagradouba.com.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 7h às 17h; às terças, das 9h à 21h30min

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

16 Comentários

  1. Sindier Antônia
    Posted 23 de dezembro de 2015 at 8:45 | Permalink

    Parabenizo a Bibliotecária Fabiany Castro e toda sua equipe pelo belo trabalho. Fiquei encantada com as fotografias dos espaços.
    Um exemplo de dinamismo e competência.
    Abs,
    Sindier Antônia

    • Fabiany Castro
      Posted 21 de janeiro de 2016 at 14:44 | Permalink

      Olá Sindier, obrigada pelo carinho. Abs.

  2. Duda Paschoalini
    Posted 19 de janeiro de 2016 at 14:47 | Permalink

    Bela matéria! Adorei!!! Eu, como aluna do CSCM-Ubá, posso dizer que além da biblioteca ser ótima, a bibliotecária também é. Ter o incentivo da leitura, hoje em dia, é algo extremamente importante e isso é feito na Biblioteca Garoto Gailhac. Tenho um orgulho imenso de fazer parte disso! Parabéns, Fabiany. Mais pessoas, como você, mudariam o mundo. Parabéns, Sagrado. Obrigada por tudo!!!

    • Fabiany Castro
      Posted 21 de janeiro de 2016 at 14:46 | Permalink

      Duda, ameiii seu comentário. E aguarde as novidades para 2016…bjinhos

  3. Camila Gumier
    Posted 19 de janeiro de 2016 at 15:00 | Permalink

    Parabéns Fabiany e equipe Sagrado pela competência. Trabalho de qualidade e confiança!

    • Fabiany Castro
      Posted 21 de janeiro de 2016 at 14:47 | Permalink

      Olá Camila, obrigada pelas belas palavras. Bjinhos.

  4. Aline Siqueira Cocat
    Posted 19 de janeiro de 2016 at 16:31 | Permalink

    Parabéns pelo trabalho Fabiany! Me sinto honrada de trabalhar em uma escola com uma biblioteca tão bem estruturada. Parabéns pelo trabalho e dedicação ! Beijos , Aline Siqueira

    • Fabiany Castro
      Posted 21 de janeiro de 2016 at 14:48 | Permalink

      Olá Aline, fiquei muito feliz com o seu comentário. Aguarde que teremos novidades na biblioteca em 2016. Bjinhos.

  5. Carlos
    Posted 19 de janeiro de 2016 at 17:14 | Permalink

    Já fui aluno dessa instituição e esse lugar me ajudou muito a crescer. Apaixonei pelos livros e decidi estudar direito.Obrigado e parabéns a bibliotecária Fabiany Castro pelo excelente trabalho!!!

    • Fabiany Castro
      Posted 21 de janeiro de 2016 at 14:49 | Permalink

      Oi Carlinhos, que saudades de você… obrigado pelo carinho. Bjinhos!

  6. Posted 20 de janeiro de 2016 at 11:18 | Permalink

    Parabéns pela competência e dedicação Fabiany, pois somente através da leitura poderemos transformar os nossos alunos em cidadãos conscientes e preparados para a vida.

    • Fabiany Castro
      Posted 21 de janeiro de 2016 at 14:51 | Permalink

      Oi Sol, obrigada pelo comentário adorei.. que 2016 possamos continuar com nossa parceria.. Bjinhos!

  7. Diego Castro
    Posted 20 de janeiro de 2016 at 15:21 | Permalink

    Meus parabéns pelo trabalho de conservação da história e projeto com as novas gerações do Colégio Sagrado Ubá. Principalmente a bibliotecaria Fabiany Castro que está a frente de toda parte.administrativa da biblioteca, que ajuda a conservar a história da nossa cidade, e amplia as perspectivas dos pequeninos para um novo, belo e promissor futuro. Bello trabalho e matéria.

    • Fabiany Castro
      Posted 21 de janeiro de 2016 at 14:52 | Permalink

      Oi Dri, agradecida pelas lindas palavras. Ameiii. bjinhos!!

  8. Fernando Carraro
    Posted 21 de janeiro de 2016 at 7:39 | Permalink

    Cara Fabiany. Que legal matérias valorizando bibliotecas, o coração da escola, centro de informação e de prazeres literários, encontro com escritores que se foram mas que permanecem através de suas obras… artistas e escritores são eternos, porque mesmo mortos, continuam para sempre através de suas obras… Ainda me recordo com carinho, no momento de despedida, seus alunos declamando versos maravilhosos e criativos, de tantos escritores mirins entre eles o nosso inesquecível Isac… Fabiany, parabéns pela sua matéria enaltecendo o prazer e importância da leitura. Manda pra toda a galera e mestres, o meu grande abraço no aguardo de uma nova oportunidade para nos revermos Com carinho, Fernando Carraro

    • Fabiany Castro
      Posted 21 de janeiro de 2016 at 14:55 | Permalink

      Olá Fernando, agradeço seu comentário e fico muito feliz por nossos alunos terem tocado seu coração e.eles te adoraram…Abraços e até a próxima.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*