Conheça a Biblioteca do Centro Cultural Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte

Se as pessoas não vão até os livros, os livros vão até as pessoas. Com um ponto fixo de leitura na calçada em frente à Biblioteca do Centro Cultural Alto Vera Cruz, que fica em Belo Horizonte (MG), a bibliotecária responsável pelo espaço, Alessandra Fiorini de Carvalho (CRB-6/2665), oferece aos transeuntes a oportunidade ter contato com os livros ou levá-los para casa como doação. E essa é apenas uma das formas utilizadas para despertar entre os moradores, especialmente as crianças, o interesse pela leitura.

NOTA 1.1 RED (Small)

Até na esquina em frente à biblioteca as pessoas têm a oportunidade de ter contato com os livros

Localizada em uma região carente, dentro de um aglomerado, a biblioteca é um espaço democrático, cuja programação inclui leituras de histórias, visitas orientadas, exibição de filmes e uma diversidade de oficinas que, de acordo com Alessandra, têm como foco estimular a leitura por meio da palavra escrita ou imagética. “Além destas, muitas outras atividades culturais acontecem semanalmente no Centro Cultural, como oficinas de musicalização, capoeira, dança, artes plásticas e bordado, além de shows, que são realizados mensalmente” conta.

NOTA 1.2 - Alessandra Fiorini RED (Small)

Alessandra Fiorini, bibliotecária da Biblioteca do Centro Cultural Alto Vera Cruz

Estreitando o relacionamento

A inciativa mais recente é uma parceria firmada com algumas escolas da região, para que os alunos que não têm a oportunidade de ir à biblioteca fora do horário de aula possam frequentar o espaço duas vezes ao mês, para usufruir do acervo e fazer empréstimos.

NOTA 1.3 - Bistrô da Jujú 2014-09-02 (8) (Small)

Alunos de escolas próximas visitam a biblioteca duas vezes ao mês

Alessandra destaca que a biblioteca desempenha um papel importante para as comunidades dos bairros Alto Vera Cruz e Taquaril e seu entorno, por ter se tornado ao longo dos anos uma referência para a leitura e a troca de conhecimentos entre os moradores. “As atividades realizadas só vêm reforçar a missão de contribuir com a formação e a manutenção de leitores”, sublinha.

Atenta a novas possibilidades de apropriação do espaço pelos moradores, a bibliotecária conta que, agora, quer aproveitar o movimento na praça próxima ao posto de saúde do bairro para levar ao local um cesto de livros todas as tardes de quarta-feira.

NOTA 1.4 RED (Small)

São várias atividades promovidas, entre elas estão oficinas, leituras de histórias e visitas orientadas

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca do Centro Cultural Alto Vera Cruz foi inaugurada em 8 de dezembro de 1996, data em que foi aberto o Centro Cultural Alto Vera Cruz, do qual faz parte.

O espaço reúne atualmente um acervo de cerca de oito mil itens, entre livros e periódicos.

Além de contar com uma bibliotecária, muitas das atividades são realizadas por mediadores de leitura ligados ao Departamento de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. O espaço também tem o suporte dos demais funcionários do Centro Cultural.

A média de atendimentos diários é de 30 pessoas, entre jovens, crianças e adultos.

NOTA 1.5 RED (Small)

A biblioteca recebe público de todas as idades

Serviço:

Biblioteca do Centro Cultural Alto Vera Cruz
Rua Padre Júlio Maria, 1577 – Alto Vera Cruz – Belo Horizonte / MG
Telefones: (31) 3277-5612 | 3277-5618
Funcionamento: segunda à sexta, de 8h às 17h

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*