Conheça a Biblioteca Municipal de Vitória Adelpho Poli Monjardim

Quando inaugurada, há 74 anos, a Biblioteca Municipal de Vitória Adelpho Poli Monjardim, no estado do Espírito Santo, foi projetada para ser uma divisão entre uma biblioteca e uma pinacoteca, e contava com apenas dois bibliotecários e um acervo de aproximadamente 2 mil livros. Atualmente, o espaço possui uma equipe de dez funcionários, entre bibliotecários, auxiliares e estagiários que administram um acervo de mais de 18 mil livros.

NOTA 1.1

Biblioteca Municipal de Vitória Adelpho Poli Monjardim (Foto: Equipe da biblioteca)

Os funcionários da biblioteca desenvolvem várias ações culturais para divulgar a literatura pela cidade. Entre as mais conhecidas do público de Vitória está a “Viagem pela Literatura”. Por meio do projeto, criado em 1994, os organizadores incentivam a prática da leitura com atividades desenvolvidas por atores, escritores, contadores de histórias e músicos. Segundo Angela Maria Battestin (CRB-6/ES 539), que é uma das bibliotecárias do local, as atividades desenvolvidas no evento têm o objetivo de ampliar o acesso aos livros de maneira democrática, juntando o prazer da leitura com atividades propostas pelos organizadores. “Os artistas que participam do projeto levam para o público o acesso ao livro de uma forma lúdica e interativa. Ao longo de 21 anos, mais de 100 mil pessoas já participaram do evento!”, conta Angela. O projeto Viagem pela Literatura recebeu, no ano de 2007, o Selo do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

NOTA 1.2

Crianças participam de ação cultural coordenada pela biblioteca (Foto: Equipe da biblioteca)

Outra ação organizada pela biblioteca é a “Caixa-Estante”. Nesse projeto, a ideia é oferecer à população local, que têm pouco acesso a bibliotecas, a chance de ter mais contato com diversas obras. As caixas oferecem livros e revistas em quadrinhos, e circulam em um sistema de rodízio, permanecendo nas comunidades por 60 dias.

A ação foi destaque no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) do Ministério da Cultura e Ministério da Educação,

NOTA 1.3

Parte da equipe da biblioteca: Angela Battestin, Thais Rodi, Regiannie Rozindo, João Ramos, Janete Francisco do Rosário, Neusa Soares, Elizeti Caser. (Foto: Equipe da biblioteca)

A biblioteca está aberta para visitação de segunda a sexta, e fica na região central de Vitória. Conheça mais de perto as ações propostas pelos colaboradores. Visite a biblioteca!

Serviço:

Bibliotecal Municipal de Vitória Adelpho Poli Monjardim
Rua Treze de Maio, 47, Centro, Vitória (ES)
Telefone: (27) 3381-6926
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h
Site: www.vitoria.es.gov.br/cidade/biblioteca-publica

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*