Conheça a Biblioteca Pública de São Lourenço

 Instituição tem ações de incentivo à leitura que abrangem todas as faixas etárias

Prestes a completar 40 anos, a Biblioteca Pública de São Lourenço destaca-se pelas ações de incentivo à leitura no município do sul de Minas. O acervo atual conta com cerca de 39 mil obras, geridas por uma equipe de quatro funcionários.

Biblioteca atrai jovens e adolescentes do município (Foto: Divulgação Biblioteca Pública de São Lourenço)

Joana Villela (CRB-6/1219), bibliotecária responsável pelo espaço, conta que lá são realizados diversos projetos culturais e eventos. Há atividades direcionadas para estudantes, jovens e adultos que desejam prestar concursos públicos e até para a terceira idade. “Os alunos do ensino fundamental são apresentados ao espaço e estimulados a se tornarem frequentadores da biblioteca”, diz.

Outra ação é feita em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Os alunos gostam muito desse espaço, que promove a inclusão e a democratização da leitura para pessoas com deficiência. É muito gratificante ver a participação deles”, conta Villela. São cerca de duas horas diárias de atividades, como contação de histórias, com o acompanhamento das professoras.

A biblioteca já registra um fluxo mensal de 700 a 800 pessoas e a expectativa da bibliotecária é que o espaço cresça e atraia cada vez mais visitantes. “Existe a intenção do atual governo de que, em um futuro próximo, a biblioteca mude para um lugar mais central. Isso vai facilitar o acesso do público.”

Biblioteca Pública de São Lourenço
Bibliotecária: Joana Paraguassu Junqueira Villela (CRB-6/1219)
Endereço: Rua Aristotelina Bittencourt, 99 – Santa Teresinha – São Lourenço/MG
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h
Telefone: (35) 3332-6131
Página do Facebook

Outras experiências de sucesso
Esta matéria faz parte de uma série criada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) para apresentar as bibliotecas públicas mineiras e capixabas que se destacam pelas ações de incentivo à leitura. Para ler os perfis já publicados, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*