Conheça a Biblioteca Pública Municipal de Bom Despacho

Aberta ao público em 1964, a Biblioteca Municipal de Bom Despacho fica no Centro da cidade.  O espaço reúne um acervo de cerca de 30 mil títulos e promove ações de divulgação e incentivo à leitura.

Crianças acompanham contação de histórias na Biblioteca (Foto: Divulgação)

Crianças acompanham contação de histórias na Biblioteca (Foto: Divulgação)

Para incentivar o debate em torno da literatura e incentivar a visitação, o bibliotecário Ronan Nunes (CRB-6/1108) promove uma série de ações em conjunto com o apoio de sua equipe. Entre outras, ele destaca o lançamento de uma obra incompleta de Sigmund Freud, em que o tradutor compareceu à biblioteca para conversar sobre o projeto.

Segundo o bibliotecário, em eventos como esse, geralmente um acadêmico também é convidado para apresentar o autor e o tema a ser debatido; em seguida, o escritor/tradutor conversa com o público. Um dos lançamentos mais recentes levou à biblioteca o escritor Lucas Pinheiro, 21 anos, morador de Bom Despacho, que apresentou seu livro Face Poética aos frequentadores do espaço. Para Ronan, lançamentos de autores locais são importantes por revelarem talentos nascidos no próprio município. “Trazemos também autores da região para divulgar o trabalho que está sendo feito aqui”, conta.

Público infantil prestigia evento literário na Biblioteca Municipal (Foto: Divulgação)

Público infantil prestigia evento literário na Biblioteca Municipal (Foto: Divulgação)

Outra ação desenvolvida na biblioteca, voltada, contudo, ao público externo, é o “Livro Aqui”. Por meio do projeto, uma instituição de ensino (escola ou creche) é escolhida para receber uma caixa com livros. Na ocasião da entrega, um contador de histórias é convidado a fazer uma apresentação aos alunos. A ideia é que, quando a equipe volta ao local para buscar a caixa, algum estudante se voluntarie a também contar uma história que conheceu através da ação.

Projeto Livro Aqui estimula a leitura de forma lúdica (Foto: Divulgação)

Projeto Livro Aqui estimula a leitura de forma lúdica (Foto: Divulgação)

Biblioteca sedia debate sobre questões raciais

No dia 13 de maio, data da abolição da escravatura no Brasil, a Secretaria de Cultura organizou um debate para discutir o tema no local. O escritor Jonathas Wagner foi convidado para lançar seu livro Zumbi. Além disso, o prefeito da cidade, Fernando Cabral, falou sobre cotas raciais e igualdade no mercado de trabalho.

Prefeito Fernando Cabral discute políticas públicas na Biblioteca (Foto: Prefeitura de Bom Despacho)

Prefeito Fernando Cabral discute políticas públicas na Biblioteca (Foto: Prefeitura de Bom Despacho)

Comemoração dos 50 anos da Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Bom Despacho comemorou seus 50 anos no ano passado, com atividades culturais e prestação de serviços sociais à comunidade. Ao todo, 5 mil obras foram distribuídas entre os habitantes do município. Os organizadores também aproveitaram a data para lançar o selo comemorativo do cinquentenário.

Selo postal em homenagem ao cinquentenário da Biblioteca

Selo postal em homenagem ao cinquentenário da Biblioteca

Biblioteca amplia arrecadação

Para ampliar os recursos disponíveis, o espaço foi credenciado também como associação sem fins lucrativos. Ronan diz que, com a criação da Associação da Biblioteca Municipal, passou a ser possível captar a verba arrecadada com o pagamento de multas, impressões e cópias. O dinheiro é usado para compra e reforma dos títulos. “Enquanto associação, podemos participar de projetos que são vedados a bibliotecas municipais. No ano passado, por exemplo, conseguimos uma verba junto ao Tribunal de Justiça para a compra de livros”, explica.

Organizadores do projeto Trilha da Leitura levam a ação a Bom Despacho. Na foto, o bibliotecário Ronan Nunes; Tania Nakamura, Secretária de Cultura do município, Ricardo Carvalho (Cadinho), líder comunitário e fundador do projeto Trilhas da Leitura, e Antônio Afonso, ex-presidente do CRB-6 e voluntário do projeto (Foto: Antônio Afonso)

Organizadores do projeto Trilha da Leitura levam a ação a Bom Despacho. Na foto, o bibliotecário Ronan Nunes; Tania Nakamura, Secretária de Cultura do município, Ricardo Carvalho (Cadinho), líder comunitário e fundador do projeto Trilhas da Leitura, e Antônio Pereira, ex-presidente do CRB-6 e voluntário do projeto (Foto: Antônio Pereira)

Parceria com o projeto Trilhas da Leitura

Em parceria com o projeto Trilhas da Leitura, recentemente a biblioteca distribuiu dois mil livros entre os moradores do bairro São Vicente, região carente do município. A atividade foi parte de um evento organizado pela SICOOB, que reúne profissionais das mais diversas áreas para ajudar pessoas que necessitam de algum tipo de serviço, que é oferecido gratuitamente.

Serviço

Avenida Ari Marques, 355 – Centro – Bom Despacho (MG)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 18h
Telefone: (37) 3521-4238
>> Facebook

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*