Conheça a Biblioteca Pública Municipal de Nanuque

A Biblioteca Pública Municipal Francisco Badaró Júnior existe desde 1973, em Nanuque, cidade mineira localizada no Vale do Mucuri. Este ano, a instituição criada por lei municipal completa 42 anos. Desde sua fundação, funciona no mesmo endereço, no centro da cidade, onde também está a Secretaria de Educação e Cultura do município. A biblioteca tem como lema “A informação a serviço da comunidade”.

A equipe, formada por três auxiliares de biblioteca, é coordenada pela bibliotecária Jussara Feitosa de Santana Gomes (CRB-6/1094), graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em 1985, quando prestou concurso público para o cargo de Bibliotecária Municipal. Nanuque é uma das poucas cidades na região a ter o cargo estabelecido em lei.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A biblioteca desenvolve diversos projetos culturais para a comunidade

Há bastante tempo, a biblioteca faz parte da paisagem urbana da cidade como um local de lazer e cultura. Seus usuários procuram, sobretudo, por obras literárias, revistas e jornais. Crianças e adolescentes são leitores assíduos dos gibis. Atualmente, são mais de três mil usuários registrados ativos na biblioteca, entre 15 e 25 anos.

O acervo é composto por mais de 30 mil exemplares e tem sido renovado para atender às indicações dos leitores. Além disso, a instituição recebe doações de livros – inclusive aqueles voltados para deficientes visuais – durante todo o ano. O sistema de empréstimo funciona por meio da carteira de inscrição, que é válida por um ano. A biblioteca também mantém um perfil no Facebook que reúne quase 800 usuários, em que oferece indicações de leitura e divulga informações sobre as novas aquisições e eventos artísticos e culturais. Constantemente, a emissora de televisão local, afiliada da TV Cultura, realiza reportagens sobre a biblioteca. Confira aqui uma dessas matérias.

Durante todo o ano, a biblioteca também recebe a visita de professores e grupos de estudantes. Nessas visitas, uma dinâmica é realizada pelas funcionárias da instituição. A atividade inclui o projeto “Não Rasgue”, que orienta sobre os cuidados necessários para com todo o material bibliográfico disponível na biblioteca.

NOTA 1.2

O público infantil é um dos mais assíduos na biblioteca

Como atividade de extensão, a biblioteca mantém parceria com as creches e centros de convivência de idosos da cidade, onde periodicamente é promovido o evento “Hora de contar história”.

NOTA 1.3

Contação de histórias para idosos em centro de convivência é uma das atividades de extensão coordenadas pela bibliotecária Jussara Feitosa

Um encontro também é realizado a cada semestre para troca de experiências de mediação de leitura entre auxiliares das escolas públicas e a equipe da Biblioteca Municipal.

Além disso, diversas exposições itinerantes foram realizadas em parceria com a Superintendência de Bibliotecas Públicas, Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e Banco do Brasil.

A biblioteca também desenvolve outros projetos artísticos, sociais e culturais sob a supervisão da bibliotecária Jussara Feitosa, que também atua na biblioteca do Colégio Santo Antônio, tradicional escola católica particular da cidade.

NOTA 1.4

A biblioteca atende a todos os públicos, mas é especialmente frequentada por jovens e crianças

Ávida por conhecimento

A assistente administrativa Heidi Rocha, 32 anos, é uma leitora ávida. Lê um livro a cada 15 dias, em geral, de ficção ou humanidades. “Meu único problema é gostar muito de ler e não poder comprar todos os livros de que gosto ou que desejo ter em casa para ler novamente. Então, quando não consigo pegar um livro emprestado com algum amigo, uso o acervo da Biblioteca Pública”. A usuária tem uma filha em idade escolar a quem estimula o hábito da leitura. “A biblioteca da cidade é um instrumento importante para a difusão do conhecimento. O acesso gratuito a informações é, atualmente, indispensável para todos. Infelizmente, há aqueles que querem, mas não podem pagar por este conhecimento, daí a importância da Biblioteca Pública. E ler é fundamental para a formação de todo  cidadão”.

NOTA 1.5

Leitora assídua, a usuária Heidi Rocha sempre recorre à Biblioteca Pública Municipal em busca de novos títulos

Serviço

Biblioteca Pública Municipal “Francisco Badaró Júnior”
Rua Araçuaí, 237, Centro – Nanuque / Minas Gerais
Telefones: (33)3621-1705 | (33)3621-1978
E-mail: jussarabiblioteca@yahoo.com.br

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Um Comentário

  1. Ivone F Santana
    Posted 12 de agosto de 2015 at 8:35 | Permalink

    Parabéns pela matéria ! parabéns para a bibliotecária Jussara que é uma profissional muito competente e faz um trabalho excelente à frente desta biblioteca.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*