Conheça a Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado, de Pará de Minas

Parte do conjunto da quase centenária Casa de Cultura de Pará de Minas, a Biblioteca Municipal Professor Mello Cançado acaba de ser reformada. Na reinauguração, realizada em 29 de outubro, os habitantes puderam conhecer a nova estrutura, que tornou mais acessível um dos principais espaços culturais do município.

O prédio onde a biblioteca funciona é tombado pelo patrimônio histórico, um belo prédio que abriga também o Teatro Municipal e a Secretaria de Cultura de Pará de Minas.

Encenação de um espetáculo para os alunos da escola municipal Frei Concórdio (Foto: Equipe da biblioteca)

Encenação de um espetáculo para os alunos da escola municipal Frei Concórdio (Foto: Equipe da biblioteca)

Além de ter privilegiado a melhoria da estrutura de atendimento ao público em geral, a reforma possibilitou integrar de maneira mais adequada portadores de necessidades especiais, como deficientes visuais, que contam com um setor exclusivo para leitura em braille, cujos recursos foram aprimorados.

Para estimular a visitação, a biblioteca promove ações que também buscam debater a importância destes espaços inclusivos para a difusão do conhecimento. Exemplo disso foi o seminário “A biblioteca pública e seu papel na sociedade: histórias e desafios da contemporaneidade”, realizado em julho deste ano. Segundo Eduardo Rocha (CRB-6/3093), bibliotecário responsável pelo local, o evento contou com um público de 80 profissionais da área, que discutiram, entre outros temas, a contribuição oferecida pelas bibliotecas para as políticas de incentivo à leitura.

Legenda: 20ª edição do projeto "Amigos da Leitura - Leitores do Futuro", com a exibição do filme "A Dama e o Vagabundo" na Estação Cine Café (Foto: Equipe da biblioteca)

20ª edição do projeto “Amigos da Leitura – Leitores do Futuro”, com a exibição do filme “A Dama e o Vagabundo” na Estação Cine Café (Foto: Equipe da biblioteca)

Amigos da Leitura

Entre os eventos promovidos pela Biblioteca, um de destaque é o projeto fixo “Amigos da Leitura”. Em uma das edições, no mês de agosto deste ano, a biblioteca exibiu, em parceria com o Teatro Municipal, um filme baseado no clássico livro “O tempo e o vento”, de Érico Veríssimo. Os alunos da Apae puderam acompanhar, com a adaptação de áudio-descrição, a obra clássica, e entraram em contato com uma experiência de filme adaptada para deficientes visuais.

 Legenda: Alunos da Apae participam do projeto Amigos da Leitura (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Alunos da Apae participam do projeto Amigos da Leitura (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Serviço:
Praça Torquato de Almeida, 26 – Centro | Pará de Minas (MG)
Telefone: (37) 3231-7783 | 3231-7780
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 17h
>> Facebook

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*