Conheça as bibliotecas do Colégio Franciscano Sagrada Família

Hoje vamos conhecer as bibliotecas do Colégio Franciscano Sagrada Família, que fica em Belo Horizonte (MG). É isso mesmo, são duas: a Biblioteca São Francisco, voltada para o público juvenil, e a Biblioteca Santa Clara, para o infantil.  Em média, elas recebem, juntas, 100 usuários por dia.

NOTA 1.1 - PEQ - Janete, auxiliar; Kelly, Bibliotecária e Lindaura, auxiliar

Kelly Cristiane Santos Morais, bibliotecária responsável pelas bibliotecas, entre as auxiliares Janete Eustáquio de Lima e Lindaura Matias do Amaral

Apesar de serem duas, a bibliotecária responsável, Kelly Cristiane Santos Morais (CRB-6/3217), explica que a organização e gestão dos quase 318 m² é realizada por ela e mais dois auxiliares: Lindaura Matias do Amaral, que é pedagoga, e Janete Eustáquio de Lima, que está cursando o 7° período de Biblioteconomia.

NOTA 1.2 - PEQ - Biblioteca Santa clara

Biblioteca Santa Clara (Infantil)

A São Francisco foi inaugurada em 1965 e a Santa Clara em 2006. Ambas ocupam o 1° andar do prédio do Ensino Médio. “Elas foram devidamente planejadas e reúnem no acervo livros, periódicos, hemeroteca, fototeca, fonoteca, mapoteca, gibiteca, videoteca, pinacoteca, área de leitura, processamento técnico, setor de circulação de materiais, guarda-volumes, sala de estudos individuais, museu, área de exposição de materiais, sala para professores com acesso a computador e internet, terminais para acesso a internet, copa e banheiros”, detalha Kelly. No total, ambas concentram aproximadamente 30 mil itens.

NOTA 1.3 - PEQ - Bilbioteca Sao Francisco (Small)

Biblioteca São Francisco (Juvenil e adulto)

Além de atender do Maternal ao Ensino Médio, as bibliotecas dão suporte, também, a outros programas do Colégio Franciscano Sagrada Família e da Província Santa Clara, como o de Educação de Jovens e Adultos, o Centro de Estudos e Atividades da Melhor Idade (CEAMI), além de servirem às Irmãs Clarissas Franciscanas. Auxiliam, ainda, na preservação da memória do Colégio Franciscano Sagrada Família e da Província Santa Clara. “As bibliotecas possuem um pequeno museu com documentos, fotos, produtos confeccionados ao longo dos anos (canecas, chaveiros, bolsas, camisas, agendas e outros objetos) e também trabalhos de alunos. Os usuários vêm frequentemente à biblioteca para resgatar essas memórias”, relata Kelly.

Eventos

Anualmente é realizada a Feira do Livro, que, em setembro, chega à sua 17ª edição. Além disso, os espaços abrigam projetos como Hora do Conto e Cantinho do Autor, exposições temáticas e um jornal mural. “As exposições temáticas acontecem frequentemente, de acordo com o calendário de datas comemorativas. O jornal mural é semanal e a Feira do livro é um evento anual. Essas três últimas ações, portanto, se tornaram tradição na escola desde a gestão passada, sob a gerência da bibliotecária Heleny Maria Nunes, que se aposentou. Agora, cabe a nós darmos continuidade e aprimorar”, explica Kelly.

NOTA 1.4 - PEQ - Feira do Livro 2 (Small)

Feira do Livro

A bibliotecária, responsável pela gestão dos espaços há dois meses, já iniciou um novo projeto. Trata-se do Cantinho do Autor. A primeira edição teve início no dia 13 de agosto e vai até o fim deste mês. O primeiro autor escolhido é Carlos Drummond de Andrade. O projeto de incentivo à leitura foi idealizado pela coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Franciscano Sagrada Família, abrindo o segundo semestre letivo. “Fizemos um mural que traz a biografia e curiosidades sobre o autor, de forma a inserir a biblioteca e a leitura nos projetos realizados em sala de aula. Além do mural, foi elaborado um varal literário com os principais poemas do autor”.

SEMC 3MP DSC
Cantinho do Autor, com Carlos Drummond de Andrade

Visitas guiadas dos alunos do EJA, realizadas pela professora de português, também foram feitas, dando a eles a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre Carlos Drummond de Andrade e suas obras. Ao término, os alunos fizeram empréstimos de obras do autor. “Além do EJA, aproveitamos a exposição para promover a leitura das obras de Drummond entre os alunos do Ensino Médio. Espalhamos nos corredores do Ensino Médio os poemas mais famosos dele, sem indicar a autoria, e eles foram desafiados a descobrir quem os escreveu”, explica Kelly.

Para aguçar ainda mais a curiosidade e incentivar a leitura das obras do autor, dicas foram colocadas nos cartazes. Entre elas a informação de que os poemas eram do autor que mais vezes “caiu” no ENEM. Os cartazes indicavam que a resposta com o nome do autor estaria no mural da biblioteca.

Para Kelly, realizar estes eventos têm grande importância. Ela acredita que assim a biblioteca intensifica a promoção da leitura, já realizada diariamente por meio de atividades atrativas e diferenciadas.

Serviço:

Colégio Franciscano Sagrada Família
Biblioteca São Francisco e Biblioteca Santa Clara
Av. Presidente Carlos Luz, 535 – Caiçara – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h
Telefone: (31) 3419-8923

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Um Comentário

  1. Sindier antônia
    Posted 3 de setembro de 2015 at 16:50 | Permalink

    Parabéns kelly e equipe pelo belo trabalho.
    Sindier Antônia

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*