Conheça o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto

Esta é a primeira unidade mineira de informação especializada no tema

Inaugurado há 11 anos, o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) do Galpão Cine Horto, localizado em Belo Horizonte, é a primeira unidade de informação especializada em teatro em Minas Gerais. O CPTM armazena, organiza e disponibiliza um acervo bibliográfico, audiovisual e iconográfico composto por cerca de 6.000 títulos. Para isso, conta com uma equipe composta por cinco funcionários e recebe cerca de 130 usuários por mês. O espaço, que dispõe de sala de estudos, equipamentos multimídia e computadores conectados à internet, agora passa a abrigar o Centro de Documentação (Cedoc) do Grupo Galpão, onde são tratadas e armazenadas as peças gráficas, clippings e toda a memória do Grupo Galpão e Galpão Cine Horto.

CPTM mantem história do Grupo Galpão (Foto: Bárbara Ribeiro)

CPTM mantem história do Grupo Galpão (Foto: Bárbara Ribeiro)

O bibliotecário responsável pelo equipamento, Tiago Carneiro (CRB-6/3279), explica que as ações culturais se vinculam a projetos específicos. “Temos um portal de teatro chamado Primeiro Sinal, que contém exposições virtuais e uma diversidade de informações para pesquisa teatral. Em 2016, nos envolvemos também com a produção de uma feira de publicações independentes que acontece durante o Festival Cenas Curtas, evento realizado anualmente pelo Galpão Cine Horto. Ainda este ano promovemos a cada quinzena do primeiro semestre um bate-papo temático em parceria com os núcleos de pesquisa do Galpão Cine Horto, um projeto que chamamos de Instrumento da Cena”, conta.

O equipamento também realiza um projeto de intercâmbio com grupos teatrais das cidades mineiras de Teófilo Otoni, Uberlândia, Divinópolis, Barbacena e Ipatinga. Chamada de Memória em Circulação, a iniciativa promove palestras públicas e rodas de conversa em que são trocadas informações sobre a salvaguarda dos registros de memória, que se baseiam na experiência do próprio CPMT, além de intervenções junto ao acervo dos grupos visitados. Em outubro, a equipe visitou a cidade de Teófilo Otoni e o Grupo In-Cena. Já em novembro, os grupos Trupe de Truões e Grupontapé, de Uberlândia, recebem o projeto.

Espaço desenvolve projetos sobre teatro (Foto: Felipe Messias)

Espaço desenvolve projetos sobre teatro (Foto: Felipe Messias)

Para Tiago, esses projetos são uma forma de manter a memória do Galpão e do Centro Cultural. “As ações do CPMT contribuem para a difusão do trabalho de manutenção de acervos e compartilhamento de informações”, completa.

Serviço
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto
Bibliotecário: Tiago Furtado Carneiro (CRB-6/3279)
Rua Pitangui, 3613 – Horto | Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 14h às 19h
Telefone: (31) 3481-5580
Site: www.galpaocinehorto.com.br
Facebook:  facebook.com/galpaocinehorto

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*