CRB-6 comemora Dia do Bibliotecário em Vitória

O encontro, que mobilizou a categoria no Espírito Santo, foi uma oportunidade de diálogo e integração em prol da valorização da atividade              

Promover e fomentar discussões sobre a área, ampliar o contato dos bibliotecários capixabas com seus representantes e promover debates sobre diversas questões pertinentes à biblioteconomia. Esses foram alguns dos objetivos da confraternização em homenagem ao Dia do Bibliotecário, organizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), nos dias 9 e 10 de março, em Vitória (ES).

O evento contou com patrocínio da empresa Biccateca e com o importante apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, além da Biblioteca Pública do Espírito Santo, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da empresa Bonopotti, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), da Biblioteca Universitária Comunitária em Ciências Agrárias e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Clássica Distribuidora.

No início dos trabalhos, foi disponibilizado um atendimento administrativo para os bibliotecários capixabas. O Conselho ofereceu agentes para atender questões relativas à categoria, de associados que precisaram resolver uma demanda presencialmente. O apoio oferecido no local funcionou das 13h30 às 17h, no campus da Ufes.

Para iniciar o evento, a bibliotecária Daniela Spudeit falou sobre as oportunidades que a área oferece. Segundo a professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a atuação desses profissionais vai além de concursos públicos e bibliotecas em geral. É possível trabalhar também como um profissional liberal, oferecendo serviços como a gestão de pessoas e negócios, entre diversas outras atividades. “Essas palestras são importantes para que os bibliotecários possam vislumbrar além do cenário local, atingindo os principais setores que fazer a economia girar”, pontua.

Em seguida, representantes do CRB-6 se reuniram com docentes da Ufes para discutir a queda da procura pelo curso de Biblioteconomia da universidade. Estiveram presentes à reunião a coordenadora do colegiado do curso, Neuza Balbina (CRB-6/ES 374), a professora Lucileide Lima (CRB-6/ES 309), e a coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação (UnB/Ufes), Dulcinea Rosemberg (CRB-6/ES 209). Representam o Conselho na reunião o delegado responsável pelo CRB-6 no Espírito Santo, Eduardo Valadares (CRB-6/ES 615), e Denise Ramos (CRB-6/1000). Segundo Eduardo, a situação precisa ser pensada em conjunto. Para contribuir com as ações, é aconselhável que a Ufes assuma uma parceria maior com o Conselho, para que se coloque em prática uma visão mais ampla e aprofundada sobre questão, de forma a levantar e compartilhar, de forma mais dinâmica, alternativas estratégicas. “Para se ter uma ideia, de 80 vagas abertas pela universidade, apenas 27 foram preenchidas. Isso está acontecendo em outros cursos também. É uma questão a ser analisada com critério”, conta.

Em outra reunião, um grupo de 15 pessoas, entre estudantes e profissionais da biblioteconomia, discutiram sobre algumas questões relevantes para o cenário atual. Em um documento entregue na ocasião, os participantes destacaram algumas questões que deveriam ser avaliadas pelo Conselho. Entre as reinvindicações estavam a ampliação da fiscalização no Espírito Santo, a falta de contratação de profissionais capacitados e regulamentados para as bibliotecas escolares do Estado e a eleição de um próximo delegado para ocupar a vaga voluntária que estará disponível a partir do segundo semestre. De acordo com Eduardo Valadares, já está sendo feito o possível para resolver essas questões. “Essas reuniões com os profissionais são fundamentais para consolidar a atuação da categoria. Tenho certeza que, em conjunto, é possível resolver essas demandas urgentes”, afirma.

Na opinião da presidente do Conselho, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), esses encontros são relevantes para a comunidade, pois representam uma oportunidade de diálogo e integração e direcionam as futuras ações da diretoria. “Dessa vez, houve uma participação intensa da categoria, com apresentação de propostas e discussão de diversas questões. Isso só enriquece o trabalho do Conselho.”

Medalha Professora Etelvina Lima

Durante o evento, foi entregue a Medalha Professora Etelvina Lima, concedida pelo CRB-6. A bibliotecária Elizete Terezinha Caser Rocha (CRB-6/ES 86), que atualmente faz parte da equipe da Biblioteca Adelpho Poli Monjardim, de Vitória, foi a homenageada vencedora para receber a condecoração. Coordenadora do projeto Viagem pela Literatura, que acontece desde 1994, Caser conta que o prêmio foi um reconhecimento à trajetória na área social. No ano passado, a bibliotecária também recebeu o prêmio Boas Práticas em Inovação em Bibliotecas Públicas, concedido pelo Ministério da Educação.

NOTA 1 (Small)Elizete recebeu a Medalha da vice-presidente do CRB-6, Denise Ramos

O projeto Viagem pela Literatura existe há mais de 20 anos e atua em comunidades e bairros periféricos da capital capixaba. O projeto visa à ampliação do acesso à leitura, com atividades desenvolvidas por atores, contadores de histórias e escritores. Contando com diversos tipos de ações, as atrações têm como público-alvo crianças e jovens da cidade.

Com o firme propósito de contribuir para práticas de incentivo à leitura em sua comunidade, a bibliotecária conta que sempre participou de projetos sociais. “Eu me envolvo profundamente com a iniciativa e suas ações, sempre as inscrevendo em concursos, participando de congressos e divulgando o trabalhos que desenvolvemos”, conta.

Para conferir todas as fotos do evento, acesse o Flickr do CRB-6.

Comemorações em Minas

No dia 17, às 19 horas, é a vez das homenagens aos bibliotecários mineiros. O evento acontecerá em Belo Horizonte, no CREA Cultural, localizado na Avenida Álvares Cabral, número 1600, no bairro Santo Agostinho. Para participar, os profissionais devem confirmar a presença pelo telefone (31) 3222-4087 ou pelo e-mail do crb6@crb6.org.br, até o dia 15 de março. Há também ingressos à venda, na sede do Conselho, para acompanhantes. O valor é de R$100,00.

Entrega dos convites

Se houve algum problema na entrega dos convites para o endereço de e-mail cadastrado em nosso sistema, por favor, atualize seus dados no CRB-6. Para isso, é necessário encaminhar um e-mail para o endereço crb6@crb6.org.br, com as devidas alterações.

Encontro em Montes Claros

No dia 14 deste mês, ocorreu o II Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas Gerais. O evento aconteceu na Biblioteca Universitária Comunitária do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros. Entre as atividades estavam oficinas, palestras e mesas redondas.

Fórum de Biblioteconomia

Em abril, o CRB-6 irá participar do Fórum de Biblioteconomia, realizado no Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG). As informações serão divulgadas em breve.

 

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*