CRB-6 discute em programa de TV a falta de bibliotecas nas escolas

A lei federal 12.244/10, que torna obrigatória a existência de bibliotecas em todas as instituições de ensino do país, até o ano de 2020, ainda repercute na imprensa. Ela foi tema do programa Repórter PUC, produzido pela TV universitária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e que teve como entrevistados o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), Antônio Afonso (CRB-6/2637) e a bibliotecária Lília Santos (CRB-6/1776).

O presidente do CRB-6 considerou que muitas instituições de ensino ainda não têm bibliotecas devido à falta de interesse político na educação: “É preocupante quando os fiscais vão às instituições e não veem salas de aulas. Quanto mais bibliotecas! O descaso dos nossos governantes é grande”, disse.

Bibliotecária da rede municipal de ensino, Lília Santos comentou que, por mais que existam problemas, as bibliotecas das escolas municipais ainda têm melhor estrutura que as da rede estadual: “Os espaços dedicados à leitura têm acervos e profissionais dedicados. E a comunidade escolar é convidada a participar por meio de projetos de leitura.”

Outros assuntos tratados foram a importância da leitura na infância e do hábito de ler, a função da biblioteca como fonte de aprendizagem, o modelo ideal desse espaço em uma instituição de ensino e a necessidade de mais instituições que ofereçam o curso de biblioteconomia no Estado.

O programa pode ser visto Youtube. Confira: 1ª parte e a 2ª parte.

nota_1

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*