CRB-6 intensifica fiscalizações

Somente nos primeiros três meses de 2016, o Conselho autuou 96 instituições em Minas Gerais e no Espírito Santo

Durante o primeiro triênio deste ano, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) autuou 96 instituições em Minas Gerais e no Espírito Santo. Dentre estas, 26 bibliotecas foram notificadas por irregularidades. As visitas fiscalizatórias aconteceram nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Barbacena, Belo Oriente, Betim, Brumadinho, Ipatinga, Itabira, Nova Lima, Rio Acima, Santa Luzia, Santana do Paraíso e São José da Lapa, além dos municípios capixabas de Vitória, Vila Velha, Fundão e Serra.

NOTA 1

Os números podem garantir um recorde para este ano. Segundo o bibliotecário fiscal Lúcio Tannure (CRB-6/2266), o CRB-6 pretende continuar nesse ritmo com as fiscalizações para garantir a regularidade entre os profissionais da área. “Se a média do primeiro trimestre do ano se mantiver, o Conselho pode atingir um número alto de notificações de autos de infração nos estados em que atua, o que pode garantir a ampliação do número de cargos no mercado”, explica.

Segundo Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), presidente do CRB-6, as atividades de fiscalização vão de encontro ao atual objetivo do Conselho, que é reunir um dossiê com informações relativas à falta de profissionais contratados para a área. “Atualmente, estamos em contato com o Ministério Público de Vitória, que está nos ajudando a exigir a abertura de vagas para os profissionais capixabas na rede de ensino estadual”, conta.

Participe das fiscalizações

Você também pode contribuir com as fiscalizações do CRB-6. Em nosso site há um formulário em que é possível enviar denúncias de locais onde não há bibliotecários contratados para o correto gerenciamento desses espaços, tanto de Minas Gerais quanto do Espírito Santo.

Concursos abertos

Várias fiscalizações já resultaram em aberturas de editais para a contratação de bibliotecários. Foi o caso dos municípios mineiros de Leopoldina, Guaxupé e de Conquista.

CRB-6 Informa

A próxima edição da revista CRB-6 Informa trará um panorama geral sobre as fiscalizações realizadas em 2015. Enquanto isso, você pode conferir uma matéria sobre o assunto que saiu no número 9 da revista, e tratou sobre as fiscalizações de 2009 a 2014. Clique aqui para acessar a publicação na íntegra.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

One Comment

  1. Edson Frazão
    Posted 11 de abril de 2016 at 18:50 | Permalink

    E o Noroeste de Minas, João Pinheiro, Paracatu, Vazante, Unai, Buritis, Arinos, Formoso, Guarda Mor, Natalandia, Chapada Gaucha, Bonfinopolis, Brasilandia, Cabeceira Grande,

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*