CRB-9 realiza pesquisa sobre o mercado de trabalho para bibliotecários

Com o objetivo de levantar a necessidade de profissionais bibliotecários nas redes públicas e privadas do Paraná, nos municípios de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco e Apucarana, o Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região realizou uma pesquisa que traçou um mapa do exercício da profissão.

O estudo levantou o perfil dos bibliotecários; o grau de necessidade do mercado por estes profissionais; o grau de satisfação com os profissionais atuando em bibliotecas; o perfil dos bibliotecários que o mercado necessita e as principais críticas e sugestões para melhorias.

A pesquisa apresenta uma amostra de 232 entrevistas, com sucesso, junto aos profissionais de bibliotecas, de um total de 1.477 abordagens, e uma amostra de 48 empresas, de um total de 101 abordagens. A coleta de dados foi realizada por telefone, junto aos gestores, no período de 17 de fevereiro a 07 de março de 2014. A margem de erro total é de 6,4%, considerando grau de confiança de 95%, sendo satisfatório para análise estatística.

Dentre as conclusões, o estudo constatou que os profissionais que atuam em bibliotecas estão satisfeitos com seu trabalho, mas necessitam que as instituições de ensino invistam mais nos profissionais, incentivando cursos de atualizações. A pesquisa concluiu também que, apesar dos profissionais que já atuam no mercado de bibliotecas estarem satisfeitos com sua profissão, eles pedem mais apoio dos órgãos de classe.

Clique aqui e confira a pesquisa completa!

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*