Dia do Bibliotecário em BH aproxima profissionais da comunidade

Evento realizado no Parque Municipal teve o objetivo de destacar a profissão

Contação de histórias para a criançada integrou programação (Foto: Umberto Nunes)

Uma turma de bibliotecários tornou o dia 2 de abril, no Parque Municipal de Belo Horizonte, mais agradável para quem passeava por lá. Para lembrar a passagem do Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), juntamente com o Movimento dos Bibliotecários Mineiros, que reúne um grupo de profissionais da área, abordou os frequentadores para mostrar que o seu trabalho é parte essencial da formação pedagógica do aluno, independentemente de sua idade.

“A proposta foi discutir o lugar do bibliotecário na sociedade e divulgar a nossa profissão fora dos meios de comunicação tradicionais”, explica Jéssica Martins Queiroz (CRB-6/3254), uma das coordenadoras do Movimento.

Pablo Jorge (CRB-6/2558), coordenador da Comissão de Fiscalização do CRB-6, destaca que é a primeira vez que o grupo realiza um evento externo, voltado especificamente para a comunidade. Em sua estreia, o MBM levou ao Parque uma programação que incluiu contação de histórias e difusão de informações sobre a atuação diária do bibliotecário. “O profissional de biblioteca tem alta capacidade técnica não só para gerir o espaço, mas também para estimular a leitura e disseminar informações.”

A programação do evento incluiu uma contação de histórias para crianças e distribuição de livros doados pelas empresas Praxis Softwares Gerenciais, Editora Paulus e Boa Viagem Distribuidora. Além disso, foram distribuídas camisas promocionais aos bibliotecários que passaram pelo parque. Ao todo, mais de 200 pessoas estiveram no local.

Camisa promocional distribuída pelo CRB-6 aos bibliotecários que participaram do evento em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

O vice-presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790), esteve no evento e destacou: “A ação foi resultado do trabalho conjunto do Conselho com a iniciativa privada e com bibliotecários que nos procuram e fazem a diferença. É importante que os pais e as mães que estiveram no parque saibam como um bibliotecário atua e como contribuímos para a educação de seus filhos. Nosso país pode ser mais justo e mais rico se valorizar os livros, a leitura, as bibliotecas e ações culturais como esta. E, vale lembrar, o bibliotecário tem papel essencial nesse processo educativo.”

Confira as fotos do evento.

Mais comemorações

Outras ações e eventos também foram realizados pelo CRB-6 em comemoração ao Dia do Bibliotecário: em Serra, Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo, e em Montes Claros, em Minas Gerais. Em breve, o Conselho estará em Formiga (MG) para apoiar o Fórum de Biblioteconomia do UNIFOR-MG.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Um Comentário

  1. }Emilce Maria Diniz
    Posted 11 de abril de 2017 at 12:26 | Permalink

    Adorei ter participado. Foram momentos inesquecíveis em que houve confraternização entre bibliotecários e público. As contadoras de história abrilhantaram o evento com brincadeiras educativas que fizeram crianças e adultos executarem tarefas artesanais e aprendizado sobre a vida e a família. Livros foram ofertados a quem quisesse e vimos que pessoas super simples tinham um conhecimento grande sobre literatura nos ensinando sobre como educar nossa mente para aprender mais. Apesar de ser difícil para os profissionais que trabalham no dia a dia, poderíamos agendar mais vezes esse encontro no parque e torná-lo oficial. O que acham?

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*