Em Betim, desenvolvimento humano acontece pela leitura

Na Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista, de Betim (MG), promover o gosto por livros é mais que uma missão, é uma obstinação para os profissionais de biblioteconomia

Promover o gosto pela leitura na cidade. Mais do que uma missão institucional, essa tem sido uma obstinação profissional da equipe da Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista, de Betim. Seus projetos de incentivo à leitura já renderam, inclusive, uma condecoração aos bibliotecários Jair Barbosa (CRB-6/1880) e Elizabeth Dieguez (CRB-6/324) com a “Ordem do Mérito Artístico Cultural”, concedida em 2015 pela Fundação Artístico-Cultural de Betim (Furnarbe).

Parte do acervo da biblioteca de Betim, que conta com mais de 50 mil exemplares (Foto: Divulgação)

Parte do acervo da biblioteca de Betim, que conta com mais de 50 mil exemplares (Foto: Divulgação)

Além de oferecer profissionais qualificados, o espaço conta com um acervo de mais de 50 mil exemplares e diversos projetos desenvolvidos com o foco no público infanto-juvenil. Entre esses projetos estão o “Dedinho de Prosa”, a “Ciranda – Cirandinha”, e o “Quem conta um conto...”, que, ao todo, já recebeu mais de 6 mil crianças, somente em 2015. Os dados de empréstimo também são expressivos. No ano passado, foram mais de 25 mil livros.

Leitores se reúnem em evento literário no espaço (Foto: Divulgação)

Leitores se reúnem em evento literário no espaço (Foto: Divulgação)

Segundo Eni Alves Rodrigues (CRB-6/1996), bibliotecária responsável, a equipe se empenha em desenvolver ações para ampliar o acesso à informação entre os moradores do município. “Nós nos preocupamos em criar demandas literárias na cidade. Assim, podemos democratizar, gerar aproximação e facilitar a mediação entre o livro e o leitor”, conta.

Biblioteca recebe autores de histórias em quadrinhos (Foto: Divulgação)

Biblioteca recebe autores de histórias em quadrinhos (Foto: Divulgação)

Desde 2009, a biblioteca está informatizada e totalmente acessível por meio do software Pergamum. Para conferir, pode-se acessar o sistema por meio deste site, que possibilita a consulta do acervo, renovação de empréstimos e sugestões de compras de novos títulos pela internet para todas as bibliotecas da rede municipal de Betim, composta por quatro espaços. Todas possuem, além do acervo normal, um setor de braile com mais de 3 mil exemplares.

Ao refletir sobre a missão de promover o desenvolvimento social pelo incentivo à leitura, abraçada pelos profissionais bibliotecários, Eni cita o manifesto da UNESCO sobre as instituições de acesso à informação. “A biblioteca pública – porta de acesso local ao conhecimento – fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.”

Serviço

Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista
Bibliotecários: Eni Alves Rodrigues (CRB-6/1996); Jair Barbosa (CRB-6/1880) e Elizabeth Dieguez (CRB-6/324)
Rua do Rosário, 764 – Angola – Betim (MG)
Telefone: (31) 3532-1055 | 3594-2940
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 12h
Página no Facebook: https://www.facebook.com/redebpcbetim/

Bibliotecas modelo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado diversas bibliotecas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Se você, bibliotecário, desenvolve ações como essas, entre em contato com a gente. Queremos contar sua história!

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

3 Comentários

  1. Rogério
    Posted 6 de abril de 2017 at 20:40 | Permalink

    Boa escolha do sistema o pergamum e um excelente e conceituado software para administração de bibliotecas.

  2. Eugênia
    Posted 28 de junho de 2017 at 18:11 | Permalink

    Parabéns a bibliotecária Conceição Cristina dos Santos que coordena a biblioteca.

  3. valéria
    Posted 18 de setembro de 2017 at 11:11 | Permalink

    Parabéns a todos todos os bibliotecários e equipe envolvidos neste projeto.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*