Em novembro, CRB-6 fiscaliza 50 instituições em Minas e no Espírito Santo

Fortalecer e consolidar a importância da atuação de bibliotecários habilitados nas bibliotecas da rede pública e privada, como forma de complementar a educação e fomentar a cultura. Com esse propósito, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6) promoveu, entre os dias 23 e 27 de novembro, diversas visitas fiscalizatórias em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em Minas Gerais, além da Capital, as cidades de Viçosa e Ubá foram contempladas pela vistoria. Já na região capixaba, os municípios de Vitória, Cariacica, Serra e Aracruz foram fiscalizados

Durante todo o mês de novembro, os bibliotecários fiscais, Lúcio Tannure (CRB-6/2266) e Orfila Mudado (CRB-6/756), visitaram 50 instituições, 23 em Belo Horizonte, sete em Viçosa, três em Ubá, uma em Divinópolis, uma em Betim e uma em Nova Lima, todas no Estado de Minas Gerais. No Espírito Santo, o Conselho esteve em cinco instituições de Vitória, cinco na Serra, três em Aracruz e uma em Cariacica. As visitas tiveram como resultado 46 autos de constatação lavrados, além de quatro autos de infração.

Fiscalização CRB-6

Para a presidente do Conselho, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), a Comissão está desenvolvendo um trabalho para consolidar, cada vez mais, a importância da profissão de bibliotecário para a sociedade. Segundo Mariza, na maioria das vezes, as autuações resultam em novas contratações, o que leva à melhoria da oferta desses serviços para a comunidade. “Nós estamos trabalhando para garantir os direitos do bibliotecário. Para que isso se torne mais efetivo, contamos, também, com a ajuda dos nossos associados”. No próprio site do CRB-6 é possível realizar denúncias de instituições que não estão cumprindo as normas legais. “Por isso, a ajuda de todos é importante para a fiscalização dos estados em que o CRB-6 atua”, conclui.

NOTA 2

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

3 Comments

  1. Posted 15 de dezembro de 2015 at 16:20 | Permalink

    Nas escolas da Rede Estadual de Ensino do ES não têm bibliotecários, assim como, nas escolas do município de Serra. Qual é a ação do CRB-6 em relação a este fato,

    • Posted 15 de dezembro de 2015 at 23:09 | Permalink

      Prezada Simone,

      nossos bibliotecários fiscais continuam fiscalizando. Em nossa última visita ao Espírito Santo, foi autuada mais uma escola municipal de Serra e uma estadual, fora os outros processos em andamento.

      Tínhamos um acordo com a Prefeitura de Serra, que previa abrir um edital com vagas neste ano, mas a Prefeitura não cumpriu o acordo. Já com o Governo do Estado ainda não houve acordo, mas foi aberto um processo seletivo com 02 vagas para bibliotecários.

      Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato com nossos bibliotecários fiscais no telefone (31)3222-4087. Será sempre uma grande satisfação poder atendê-la.

      Álamo Chaves de Oliveira Pinheiro
      Coordenador
      Comissão de Divulgação do CRB-6

  2. Posted 18 de dezembro de 2015 at 12:12 | Permalink

    Obrigado Àlamo pela atenção, sugiro que o CRB cobre à Prefeitura da Serra o cumprimento do acordo, assim como, cobre do Governo do ES profissionais qualificados para coordenar as bibliotecas escolares da Rede Estadual de Ensino do Estado.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*