Em Pimenta, biblioteca utiliza criatividade para se reinventar

Instituição atrai usuários com atividades que estimulam a imaginação

Com o crescente acesso à internet por jovens de todo o país, as bibliotecas estão se reinventando e não se limitam mais a oferecer livros, revistas e periódicos. Cada vez mais, esses espaços de informação têm disponibilizado diferentes atividades que visam despertar o interesse pela leitura e o conhecimento compartilhado.

NOTA 2.1

Crianças participam de atividade na biblioteca (Foto: Divulgação)

É o caso da Biblioteca Municipal Professora Doracy Lourenço da Costa Lopes, do município de Pimenta, cidade de aproximadamente 8.500 habitantes, situada no Oeste de Minas Gerais, às margens do Lago de Furnas, que, além de proporcionar o acesso ao seu acervo para os leitores, promove atividades para aumentar a visitação. Os encontros, que cativam os moradores do município, são, geralmente, compostos por oficinas artísticas, que promovem a interação e mexem com a imaginação dos visitantes do local.

Alessandra Gonçalves dos Santos (CRB-6/2758), bibliotecária responsável, conta que algumas atividades são especiais, porque mobilizam muitas pessoas ao trabalho em equipe. “Promovemos uma oficina de bisqui que foi um sucesso. Participaram professores de uma creche, crianças e até adultos”, conta.

A oficina de bisqui atraiu muitos participantes (Foto Divulgação)

A oficina de bisqui atraiu muitos participantes (Foto Divulgação)

Em um encontro para realizar atividades com xilografia em isopor, houve a adesão de um grupo de idosos que integram um programa de inclusão social, promovido por uma psicóloga. “As oficinas têm o objetivo de incluir todos os habitantes. Por isso, é comum que apareçam pessoas de diversas idades”, afirma Alessandra.

A biblioteca, por enquanto, está localizada em um endereço provisório. Porém, a bibliotecária prevê novidades sobre o novo espaço para ainda este ano. “O prédio em que estamos fica localizado na região central do município. No entanto, estamos com um projeto para um local próprio, que poderá acolher todo o acervo, definitivamente”.

NOTA 2.3

Antiga sede da biblioteca, na década de 90 (Foto: Divulgação)

Participação em projetos sociais

Além de sua atuação na biblioteca, Alessandra agora foi convidada a participar de uma atividade no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O programa do Governo Federal oferece uma programação lúdica às crianças, após o período letivo, e tem foco em locais de vulnerabilidade social. A bibliotecária planeja uma oficina de confecção de marcadores de livros, no dia 31 de março, na unidade do município.

Serviço

Biblioteca Municipal Professora Doracy Lourenço da Costa Lopes
Bibliotecária: Alessandra Gonçalves dos Santos (CRB-6/2758)
Rua Rodrigues Pereira, 350, Centro – Pimenta (MG)
Horário de funcionamento: de 8h às 11h; de 12h às 17h
Telefone: (37) 3324-1216

Outras bibliotecas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Um Comentário

  1. Idalina Sales
    Posted 29 de março de 2016 at 13:36 | Permalink

    Bom Dia !

    Essas informações anima, em especial por estar em busca de oportunidade, assim de alguma forma alimenta a esperança de que tudo será mudado mesmo em passos pequenos.

    Obrigado !

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*