Em Vespasiano, biblioteca é guardiã da memória local

A Biblioteca Municipal Herbert Fernandes tem como missão preservar e disseminar a história da cidade entre a atual e futuras gerações

No interior de Minas Gerais, uma instituição que acompanha há muito tempo as histórias da cidade em que está sediada encontrou uma forma de transformar essa bagagem em memória, orgulho e riqueza para a atual e futuras gerações. Com esse saber profundo sobre a cultura de Vespasiano, conquistado por décadas de contato com os seus moradores, a Biblioteca Municipal Herbert Fernandes oferece, hoje, a oportunidade aos mais jovens de levar adiante esse conhecimento.

NOTA 2.1Entrada da biblioteca, localizada no município de Vespasiano (Foto: Divulgação)

Para ajudar a multiplicar essa memória, Concebida Maria das Graças Lima (CRB-6/3207), bibliotecária responsável, se dedica à função há 21 anos. Nessa trajetória, ela destaca que percebeu uma transformação no perfil dos frequentadores do espaço. “Hoje, devido a uma facilidade de acesso à internet, o número de leitores que comparecem efetivamente à biblioteca diminuiu. Por isso, vemos mais usuários que procuram livros específicos, ou que vêm aqui para estudar”, conta. Mesmo assim, Concebida afirma que trabalho é o que não falta no trato com o acervo.

Para incentivar a visitação, a equipe divulga, por meio do Facebook, diversas indicações de leitura, poemas e as novas aquisições do acervo. Além disso, o perfil compartilha fotos de antigos moradores e eventos relevantes, que fizeram história no município.

NOTA 2.2 (Small)Leitores comparecem à biblioteca também para consultar revistas e periódicos (Foto: Divulgação)

A atual localização da biblioteca, no Centro de Vespasiano, ficou pronta em 1980. Antes dessa construção, o acervo era mantido em uma sala da própria prefeitura. Segundo Concebida, após esse investimento em um local exclusivo, as obras puderam contar com uma equipe e um espaço dedicado apenas à sua conservação, o que exigiu um trabalho ainda mais criterioso.

NOTA 2.3 (Small)Parte do acervo do local (Foto: Divulgação)

Os exemplares que compõem o acervo são uma das particularidades da biblioteca. Entre os títulos se encontram diversos livros de difícil localização em outras cidades e de grande utilidade para pesquisas particulares e acadêmicas. Isso se deve ao cuidado dedicado à conservação desse acervo que também conta com obras raras e antigas. “A instituição integra o patrimônio histórico da cidade, além de ser um elo entre a comunidade e a memória de Vespasiano”, reflete Concebida.

Serviço

Biblioteca Municipal Herbert Fernandes
Bibliotecária: Concebida Maria das Graças Lima (CRB-6/3207)
Rua Mariana da Costa, 66 – Centro – Vespasiano/MG
Telefone: (31)3621-3522
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009412928576

Outras bibliotecas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*