Escolas do SENAI-MG promovem Dia do Livro e da Biblioteca

Na Semana do Livro e da Biblioteca, comemorada do dia 23 a 29 de outubro, várias escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MG) desenvolveram ações relacionadas à prática da leitura, exposições e debates culturais. Com eventos variados (palestras, debates e oficinas, entre outros), a Semana teve o objetivo de contribuir com a ampliação de conhecimentos variados entre os alunos das unidades do SENAI.

Já o Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, mesma data do aniversário da Fundação Biblioteca Nacional, que celebrou seus 205 anos este ano.

Para Elesson José Silva (CRB-6/2537), da unidade de Patos de Minas, as ações desenvolvidas foram importantes porque divulgaram o trabalho da biblioteca e possibilitaram que os bibliotecários desenvolvessem projetos em conjunto com os professores. “Conseguimos trabalhar em sala com os professores de português, desenvolvendo, por exemplo, atividades de desenho e leitura”, afirma.

Alunos participam de eventos culturais na Semana no Livro e da Biblioteca no SENAI de Patos de Minas (Foto: Assessoria do SENAI)

Alunos participam de eventos culturais na Semana no Livro e da Biblioteca no SENAI de Patos de Minas (Foto: Divulgação)

Clique nos nomes das unidades para conhecer as atividades propostas para a Semana!

Montes Claros

Divinópolis

Conceição do Mato Dentro

Patos de Minas

Uberaba

Pouso Alegre

Belo Horizonte

Além disso, outras instituições e bibliotecas públicas de cidades mineiras e capixabas promoveram ações culturais e educativas por ocasião da Semana do Livro e da Biblioteca. Acompanhe:

Vitória recebeu eventos literários

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) também promoveu ações para comemorar a Semana do Livro e da Biblioteca. Dentre as atividades realizadas, houve contação de histórias, apresentação do coral da UFES e exibição de filmes inspirados em obras literárias.

NOTA 4.2

Além das ações na universidade, a cidade também sediou um evento realizado na Biblioteca Pública. A escritora Andréia Delmaschio, autora do livro Aboio de Fantasmas, participou de uma palestra que integrou o projeto Viagem pelas crônicas capixabas, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que visa estimular a prática da leitura entre crianças e adolescentes das escolas estaduais do Espírito Santo.

Exposição de livros na Biblioteca Municipal de Pouso Alegre

A Biblioteca Municipal Prisciliana Duarte de Almeida, em Pouso Alegre, aproveitou a Semana do Livro e da Biblioteca para homenagear os escritores que nasceram no município. No local foram expostos cerca de 100 livros escritos por autores da cidade. Dentre as obras, o volume mais antigo é o livro “Catas”, de Amadeu de Queiroz, que data de 1956.

Biblioteca Municipal Prisciliana Duarte de Almeida (Foto: Reprodução)

Biblioteca Municipal Prisciliana Duarte de Almeida (Foto: Reprodução)

Uberaba organiza programação diversificada na Biblioteca Pública Municipal

A cidade de Uberaba também promoveu uma série de eventos na Semana do Livro e da Biblioteca. Palestras, debates e lançamentos de livros, entre outras atividades, fomentaram a cultura no município naqueles dias. O encerramento da Semana se deu com a inauguração da Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Carlos Marques.

MEC publica homenagem à data

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma homenagem à Semana do Livro e da Biblioteca em sua página do Facebook.

NOTA 4.4

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*