Escolas públicas mineiras alcançam níveis comparáveis aos de países de primeiro mundo

Três escolas mineiras alcançaram uma média considerável nas estatísticas do ensino brasileiro. A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade do Centro, foi considerada a melhor escola pública de Minas Gerais, à exceção das federais, pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A biblioteca do local realiza atividades de troca de conhecimento entre os alunos. Existe uma caixinha de sugestões para que eles indiquem livros e, duas vezes por ano, novas obras são compradas. O resultado é um alto número de empréstimos. Somente no feriado de outubro, foram quase 200.

FUNEC, filial do Centro

FUNEC, filial do Centro

Em Montes Claros, a Escola Estadual Doutor Augusto Veloso alcançou a nota de 6,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, uma melhora de 1,7 pontos desde 2007.

Na cidade de Formiga, três escolas alcançaram um desempenho superior a sete pontos na avaliação. As escolas municipais José Honorato, Professor Franklin de Carvalho e Florêncio Rodrigues Nunes foram destaque na mídia por conseguirem uma qualidade equiparável com países que têm bons resultados em educação.

Segundo Heloína Rodrigues Belo (CRB-6/1539), bibliotecária responsável pela biblioteca da Escola Municipal José Honorato, o importante é criar estratégias para despertar o desejo de ler. “Aqui nós temos alguns projetos que incentivam os alunos a vir à biblioteca. O bom resultado mostra que estamos cumprindo nosso papel na educação dos alunos”, afirma.

Para estar entre os 20 países mais bem colocados no ranking da educação mundial, é necessário que o país atinja uma pontuação acima de seis pontos. As notas do Brasil são divulgadas a cada dois anos e são separadas pelas séries das escolas. Em 2013, último ano que os dados foram divulgados, a pontuação geral dos anos finais do ensino fundamental foi de 4,2; já a pontuação do ensino médio brasileiro foi de 3,7, segundo o Ideb.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*