Espaço garantido no cotidiano dos leitores de Pouso Alegre

Biblioteca Municipal de Pouso Alegre apostou no espaço central como forma de aumentar a visitação

Há 37 anos fazendo parte da história da cidade e da vida de seus moradores, a Biblioteca Municipal Prisciliana Duarte de Almeida, de Pouso Alegre, finalmente, após várias mudanças, encontrou um local central, de grande circulação de pessoas, que permite cumprir seu papel social e educativo: o de servir e integrar efetivamente à rotina da população. No final de 2014, a mudança estratégica de endereço aumentou a média de visitação, facilitando o acesso dos habitantes ao acervo do espaço, composto por mais de 50 mil obras.

Biblioteca Pública Municipal Prisciliana Duarte de Almeida (Foto: Caçadores de Bibliotecas)

Eni Maria de Oliveira Assis (CRB-6/915) conta que, na reinauguração, diversas autoridades de Pouso Alegre prestigiaram o local. “Nós reinauguramos em dezembro de 2014. Para divulgar o novo espaço e comunicar a alteração do local aos cidadãos, a prefeitura veiculou vários anúncios pela cidade e pelas mídias da cidade”, conta a bibliotecária responsável pelo espaço.

O prédio é antigo conhecido dos moradores da cidade (Foto: Caçadores de Bibliotecas)

O prédio é antigo conhecido dos moradores da cidade (Foto: Caçadores de Bibliotecas)

Para cativar ainda mais os moradores do entorno, a biblioteca programa encontros para grupos de leitura, com o objetivo de discutir sobre uma obra literária definida. Além disso, há o agendamento de visitas escolares ao espaço, que inclui atividades como a Hora do Conto. “Primeiramente, nós mostramos como é realizada a catalogação dos livros do acervo, o processo de pesquisa e o funcionamento geral da biblioteca. Após essa apresentação, fazemos alguma ações literárias. Na quarta-feira, é dia da Hora do Conto”, conta Eni.

Acervo oferece mais 50 mil livros a leitores da cidade (Foto: Caçadores de Bibliotecas)

Acervo oferece mais 50 mil livros a leitores da cidade (Foto: Caçadores de Bibliotecas)

A bibliotecária responsável pelo acervo afirma que as atividades desenvolvidas pela equipe têm chamado a atenção de estudantes da área. “Nossos colegas de trabalho já foram chamados para falar sobre a contação de narrativas em uma universidade da cidade. Isso mostra que nosso trabalho vem dando certo, com cada vez mais leitores infantis e adolescentes aparecendo para conhecer essas histórias.”

Serviço

Endereço: Praça Senador José Bento, 02 – Centro – Pouso Alegre (MG)
Horário de funcionamento: de segundo a sexta, das 10h às 16h
Telefone: (35) 3449-4166
Bibliotecária: Eni Maria de Oliveira Assis (CRB-6/915)

Bibliotecas Públicas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) já realizou diversas matérias sobre bibliotecas públicas estaduais e municipais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo. São bibliotecas que desenvolvem projetos educacionais, culturais e sociais, com o objetivo de disseminar o conhecimento e despertar o interesse por esses equipamentos públicos em seus municípios. Todas as bibliotecas perfiladas contam com bibliotecários regularizados perante o CRB-6. Portanto, o Conselho divulga histórias de bibliotecários que se destacam pelo empenho em desenvolver bons trabalhos em prol da comunidade como um todo. Para conhecer outras bibliotecas já divulgadas, acesse nosso blog.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*