Especial Revista CRB-6 Informa: Giro de notícias

Durante o ano passado, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) promoveu diversas ações institucionais visando à promoção da categoria. Para divulgar essas atividades, o Conselho aproveita a periodicidade semestral da revista e faz um apanhado dos principais tópicos discutidos durante a época. Porém, na última revista, o Giro não foi publicado, devido ao espaço ocupado por outras matérias. Sendo assim, divulgamos aqui, no Boletim Eletrônico as principais conquistas efetivadas pelo CRB-6 segundo semestre de 2015.

JULHO

– Nos dias 15 e 16, a Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o CRB-6, organizou o Fórum Information Literacy: Possíveis Caminhos e Reflexões, em Vitória (ES) para dar continuidade às comemorações do cinquentenário de regulamentação da profissão de bibliotecário. A professora Bernadete Campello (CRB-6/255), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciou o ciclo de palestras com uma abordagem das questões que deram visibilidade à prática educativa do bibliotecário, tornando possível o diálogo sobre o que tem sido produzido e registrado no campo da Competência em Informação.

NOTA 4.2Bernadete Campello apresenta uma palestra em Vitoria (Foto: Divulgação)

– A presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), esteve presente no seminário que integrou as comemorações dos 55 anos da Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado, em Pará de Minas (MG). O evento teve como tema o papel da biblioteca pública na sociedade e contou com a presença de vários profissionais ligados à área. Mariza destacou a importância de espaços como esse para os municípios e os desafios impostos aos bibliotecários com o advento das novas tecnologias.

NOTA 4.3Seminário em Pará de Minas – Professor Mello Cançado (Foto: Divulgação)

AGOSTO

– Os Conselheiros do CRB-6 e o delegado do Espírito Santo, Eduardo Valadares (CRB-6/ES 615), reuniram-se para debater a viabilidade da instalação de uma Delegacia Regional em território capixaba. A proposta busca conferir mais rapidez no planejamento e execução de ações voltadas aos bibliotecários que atuam no Estado. Ainda nesse mês, o CRB-6 deu início a uma campanha de divulgação de bibliotecas públicas estaduais e municipais, em Minas Gerais e no Espírito Santo, para valorizar esses equipamentos culturais.

NOTA 4.4Conselheiros do CRB-6 se reúnem em Belo Horizonte com o delegado do ES (Foto: Divulgação)

– Por ocasião dos 50 anos de regulamentação da profissão de bibliotecário, duas homenagens foram celebradas no Distrito Federal. A Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene no período da manhã. No Senado Federal, foi organizado um seminário com o tema Políticas Públicas para as Bibliotecas. A presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), e a vice-presidente, Denise  Ramos (CRB-6/1000), estiveram presentes.

SETEMBRO

– Em setembro, os bibliotecários fiscais do CRB-6 estiveram nas cidades mineiras de São João del-Rei, Santa Luzia, Ponte Nova, Belo Horizonte, Tiradentes, Barão de Cocais, Mariana e Ibirité. Ao todo, 53 instituições foram fiscalizadas.

– No dia 30 aconteceu o Encontro de Bibliotecários de Bibliotecas Jurídicas do Estado de Minas Gerais: a Biblioteca Jurídica no Novo Contexto Tecnológico, em comemoração aos 50 anos da regulamentação da profissão e aos 40 anos da Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região – Escola Judicial. A presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Regina Céli (CRB-8/2385), discursou sobre a adaptação das bibliotecas às novas plataformas digitais e a necessidade de os bibliotecários se adequarem aos modelos de gestão que têm a tecnologia como aliada.

NOTA 4.5 (Small)Evento na Escola Judicial do TRT-3 (Foto: Augusto Ferreira/Secom/TRT3)

– No dia 5, o CRB-6 se reuniu com representantes do Governo de Minas Gerais para tratar das autuações efetuadas em bibliotecas de escolas da rede pública. Na ocasião, o CRB-6 encaminhou proposta de abertura de vagas para a contratação de profissionais bibliotecários pelas instituições de ensino estaduais.

NOTA 4.6Representantes do CRB-6 se reúnem com equipe do Governo de MG (Foto: Divulgação)

OUTUBRO

– O CRB-6 produziu um folder para divulgar os materiais necessários ao funcionamento de uma biblioteca escolar. Segundo Sindier Antônia (CRB-6/1542), que coordena a Comissão de Bibliotecas Escolares do Conselho, a peça busca instrumentalizar os responsáveis pela manutenção desses espaços, principalmente após o advento da Lei 12.244/2010. O folder foi distribuído às instituições públicas e privadas, em eventos e seminários, e também para o Governo. Para fazer download do folder, clique aqui.

NOVEMBRO

A Comissão de Fiscalização visitou, no mês de novembro, 50 instituições em Minas e no Espírito Santo. As cidades mineiras de Betim, Divinópolis, Nova Lima, Viçosa e Ubá foram contempladas pela vistoria. Já na região capixaba, os municípios de Vitória, Cariacica, Serra e Aracruz foram fiscalizados.

DEZEMBRO

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) promoveu, por meio de uma campanha publicitária, uma ampliação da visibilidade profissional dos bibliotecários brasileiros. Com o tema “Bibliotecários: 50 anos de regulamentação da profissão. Parabéns!”, o CFB difundiu algumas práticas, atividades e possibilidades de atuação referentes à profissão, em todas as capitais onde há uma representação do CRB.

Revista CRB-6 Informa

Na primeira matéria divulgada nesta seção do Boletim Eletrônico, que visa disponibilizar para leitura algumas matérias que não entraram na última revista CRB-6 Informa, recuperamos uma entrevista com Liliana Giusti Serra, bibliotecária graduada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP), e especialista em Gerência de Sistemas pela FaBCI/FESPSP. Você pode conferir o texto completo aqui.

Também publicamos uma matéria com Paulo da Terra Caldeira, professor aposentado da UFMG e ex-presidente do CRB-6, no Boletim Eletrônico de 1º de março. Você pode conferir a conversa  aqui.

Além disso, no último boletim, postamos o bate-papo que tivemos com Cristian Santos, bibliotecário na Câmara dos Deputados. Confira aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*