Fiscalização e valorização

Bibliotecária é contratada após ação do CRB-6 em Leopoldina (MG)

A bibliotecária foi aprovada em concurso realizado após ação do CRB-6 (Foto: Arquivo pessoal)

Há dois meses, a bibliotecária Ângela Aparecida Ribeiro (CRB-6/3395) começou uma nova etapa em sua carreira. Ela foi nomeada em um concurso público da Prefeitura Municipal de Leopoldina, em Minas Gerais, para atuar na Biblioteca Pública Municipal Luiz Eugênio Botelho.

Desde que foi fundada, há quase 30 anos, a instituição nunca contou com um profissional da área. “A biblioteca sempre foi muito abandonada. Era mantida por professores e auxiliares gerais e os livros foram sendo dispostos, ao longo dos anos, sem qualquer organização. Além disso, como a instituição nunca dispôs de verba, quase 90% do acervo provêm de doações”, conta.

O desafio atual da profissional tem sido selecionar, organizar e catalogar os volumes. “As estantes não são humanizadas, são muito altas e possuem fileira dobrada de livros. E a biblioteca infantil também não é adaptada para as crianças”, detalha Ângela. A bibliotecária também solicitou uma linha telefônica para a instituição e um computador com acesso à internet e configurações que permitam a catalogação do acervo no software Biblivre.

Entenda o caso

Em 2015, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), por meio de sua Comissão de Fiscalização, visitou a cidade de Leopoldina, no interior de Minas Gerais. Na ocasião, a prefeitura municipal foi notificada sobre a necessidade da contratação de um bibliotecário para o estabelecimento e o julgamento foi realizado em 14 de setembro. Depois disso, um edital para abertura da vaga foi publicado. Ângela foi aprovada em concurso promovido em junho de 2016 e tomou posse em 1º de abril deste ano.

 

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*