Fomentando o fascínio pela leitura

Biblioteca Pública de Esmeraldas promove acesso à literatura por meio de ações como a visita de usuários à V Bienal do Livro de Minas

Usuários da Biblioteca de Esmeraldas visitam à V Bienal do Livro de Minas (Foto: Divulgação)

Usuários da Biblioteca de Esmeraldas visitam à V Bienal do Livro de Minas (Foto: Divulgação)

A Biblioteca Pública Municipal Professor Fábio Lucas, localizada na cidade de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte promoveu, nos dias 18 e 20 de abril, uma visita de usuários da biblioteca, alunos e professores da rede pública de ensino à V Bienal do Livro de Minas. O objetivo foi fomentar a aproximação desse público ao universo da leitura e o contato com autores, contribuindo para a conscientização de jovens e adolescentes a respeito da importância dos livros na sociedade contemporânea.

Durante a visita à Bienal, a Biblioteca premiou seus dois leitores mais assíduos: o usuário José Soares, um senhor de quase 70 anos, que só este ano já leu mais de 15 livros, e a campeã entre os adolescentes, Bianca Lopes. O reconhecimento pela dedicação dos ganhadores foi a entrega de uma quantia no valor de R$ 30,00 para a compra de um livro no evento.

Além do passeio organizado pela bibliotecária Alessandra Soares (CRB-6/3153P), em parceria com a prefeitura da cidade, a Biblioteca de Esmeraldas promove ações culturais, como as visitas guiadas e a famosa contação de histórias.

Para Alessandra, tais eventos são importantes para a formação e consolidação de novos leitores. “Com a visita, a biblioteca ganhou notoriedade junto à comunidade e atraiu mais visitantes. Além, é claro, de despertar o prazer e o fascínio pelo universo da literatura”, completa.

Contação de Histórias atrai crianças e adolescentes da cidade (Foto: Divulgação)

Contação de Histórias atrai crianças e adolescentes da cidade (Foto: Divulgação)

E as ações não param por aí. A Biblioteca, que completa 42 anos de história em dezembro, já planeja para o mês de julho, durante o recesso escolar, uma semana de atividades com contação de histórias, varal de poesias e oficinas teatrais e de pinturas.

Alessandra, que conseguiu a vaga na instituição graças à atuação do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), conta com uma equipe composta por três funcionários que atende, em média, 100 usuários por mês. Desde setembro do ano passado, a bibliotecária e sua equipe vem organizando todo o acervo do espaço, que conta com cerca de 20 mil exemplares.

Equipe reestruturou o acervo da biblioteca (Foto: Divulgação)

Equipe reestruturou o acervo da biblioteca (Foto: Divulgação)

“Reestruturamos o departamento infantil e, a partir deste mês, começamos a reorganizar os outros setores. Também estamos preparando, por meio de nosso acervo fotográfico, uma exposição de fotos que ocorrerá em setembro, na ocasião do aniversário da cidade” afirma.

Serviço

Biblioteca Pública Municipal Professor Fábio Lucas
Bibliotecária: Alessandra Assis de Oliveira Soares (CRB-6/3153P)
Rua Ana Felipa, 270 – Centro – Esmeraldas/MG
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone: (31) 3522-6042
Página do Facebook: https://www.facebook.com/BibliotecaEsmeraldas/

Outras bibliotecas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

 

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*