Fomento à cultura

Biblioteca Pública de Frutal promove ações socioeducativas para a comunidade

Há cinquenta anos, a Biblioteca Pública Municipal Minerva Maluf de Souza, localizada na cidade de Frutal, em Minas Gerais, promove ações socioeducativas voltadas para a comunidade. Com um acervo de 18 mil obras, composto por clássicos, blockbusters e livros acadêmicos, e uma equipe de cinco funcionários, o equipamento recebe, em média, 120 visitas por mês.

Além de fornecer aos seus usuários o acesso à informação, leitura e ao livro, a biblioteca promove a tradicional contação de histórias, que é realizada diariamente pela auxiliar de biblioteca do turno, e, uma vez por semana, por um voluntário do grupo de teatro, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). O espaço também oferece a Biblioteca Infantil, composta por um acervo exclusivo e um ambiente temático dedicado a crianças de 0 a 14 anos, onde são realizadas atividades especiais durante as visitas orientadas ou em datas comemorativas, como o Dia das Crianças.

Biblioteca Pública Municipal Minerva Maluf de Souza fornece aos seus usuários o acesso à informação, leitura e ao livro (Foto: Divulgação)

Biblioteca Pública Municipal Minerva Maluf de Souza fornece aos seus usuários o acesso à informação, leitura e ao livro (Foto: Divulgação)

Os projetos da Biblioteca Municipal de Frutal não param por aí! Há também a Biblioteca Especial – um projeto de acessibilidade para deficientes físicos e visuais – e uma iniciativa que visa à construção de um acervo composto por obras raras. A bibliotecária Cristine Jochmann (CRB-6/3163) acredita que o equipamento tem que estar presente no cotidiano dos frutalenses. “O espaço tem muito a oferecer e é uma opção para o lazer da população. Afinal, a cidade não tem muitos atrativos culturais”, completa.

Já o Projeto Educar, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza visitas técnicas às bibliotecas das escolas da rede pública, para capacitação de professores e promoção do acesso a leitura. A equipe também promove o Projeto Abacaxi, nomeado em homenagem a fruta típica da cidade, que consistem em visitas aos hospitais frutalenses para mostrar aos pacientes que a leitura pode ser uma forma de amenizar a situação.

Sala de estudos da Biblioteca Pública Municipal Minerva Maluf de Souza, em Frutal (Foto: Divulgação)

Sala de estudos da Biblioteca Pública Municipal Minerva Maluf de Souza, em Frutal (Foto: Divulgação)

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Frutal, o equipamento promove no dia 10 de junho a comemoração do aniversário da cidade com uma mostra sobre os 50 anos da Biblioteca. Na ocasião, haverá a presença de autoridades do município e os benfeitores do espaço.

Serviço
Biblioteca Pública Municipal Minerva Maluf De Souza
Bibliotecária: Cristine Jockman (CRB-6/3163)
Rua Senador Gomes, 26 – Centro – Frutal/MG
Horário de funcionamento: 7 às 17h
Telefone: (34) 3421-4398
Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecaminervamalufdesouza

Bibliotecas modelo
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*