Fonte de inspiração

Em Belo Horizonte, planejamento físico de biblioteca vira objeto de estudo para bibliotecas escolares

Planejada para ser um espaço próximo e acessível aos seus usuários, a Biblioteca Lúcia Monteiro Casasanta, localizada na Escola Municipal José Maria Alkmin, de Belo Horizonte, foi planejada com a ajuda do bibliotecário responsável Ivo Funghi Baía (CRB-6/2135). No plano da construção, tudo foi pensado para isolar cada atividade em locais específicos. Por isso, segundo Ivo, “a intenção foi criar uma ambientação adequada tanto para o estudo quanto para o prazer”.

Bibliotecário desenvolve estudo sobre o planejamento do local (Foto: Divulgação)

Bibliotecário desenvolve estudo sobre o planejamento do local (Foto: Divulgação)

O planejamento do local está rendendo um estudo desenvolvido por Ivo, para contribuir com a construção de futuras bibliotecas escolares. “A partir dessa experiência, eu estou apontando algumas orientações importantes com relação à reforma ou construção de novas bibliotecas. Acredito que isso pode contribuir para inspirar o planejamento de outros espaços do tipo”, afirma.

A Biblioteca Lúcia Monteiro Casasanta foi planejada pelo bibliotecário Ivo Funghi Baía, que criou locais adequados a cada atividade oferecida (Foto: Divulgação)

A Biblioteca Lúcia Monteiro Casasanta foi planejada pelo bibliotecário Ivo Funghi Baía, que criou locais adequados a cada atividade oferecida (Foto: Divulgação)

Com mais de 20 mil itens em seu acervo, a biblioteca já passou por muitas etapas de transformação até chegar ao atual modelo de qualidade oferecido aos seus leitores. Inaugurada em 1976, hoje a instituição realiza quase 4.000 atendimentos por mês, e desenvolve diversos projetos de incentivo à leitura.

Estante oferece principais títulos de interesse dos leitores (Foto: Divulgação)

Estante oferece principais títulos de interesse dos leitores (Foto: Divulgação)

“Realizar atividades de incentivo à leitura é uma ótima oportunidade de aproximação entre o rico acervo existente e os alunos, professores e comunidade, papel da biblioteca escolar. Às atividades somam-se aos esforços realizados por toda a equipe da Biblioteca para criar uma ambiência acolhedora e adequada ao exercício do direito a uma instituição de qualidade e que seja, realmente, um polo de formação, informação e lazer”, finaliza Ivo.

Serviço:

Biblioteca Lúcia Monteiro Casasanta
Bibliotecário: Ivo Funghi Baía (CRB-6/2136)
Rua Benigno Fagundes da Silva, S/N – Serra Verde – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3246-9004
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 19h
Página no Facebook: https://www.facebook.com/biblioteca.alkmim

Outras bibliotecas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas escolares que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

4 Comments

  1. Ivo Funghi Baía
    Posted 6 de Abril de 2016 at 16:18 | Permalink

    Somente gostaria de destacar que a Secretaria Municipal de Educação adota um modelo de atendimento às bibliotecas escolares baseado em bibliotecas polo e bibliotecas coordenadas. Assim, cada bibliotecário acompanha um grupo de cinco bibliotecas escolares, em média. Além da biblioteca citada no blog, também acompanho o trabalho de outras quatro.

  2. Posted 7 de Abril de 2016 at 17:37 | Permalink

    Pessoas iluminadas, realizam trabalhos para iluminar a jornada de outros! Parabéns!

  3. Eriton silva
    Posted 7 de Abril de 2016 at 21:12 | Permalink

    Sempre voltado aos imteresses sociais educativos e sempre iluminando caminhos ,parabéns vc é merecedor.

  4. silvania vieira
    Posted 12 de Abril de 2016 at 17:47 | Permalink

    Tive o prazer de fazer estágio com este profissional super competente, Ivo Funghi Baía na Biblioteca acima referida, pude aprender muito com ele e o principal a partir desse momento decide que meu local de trabalho seria a Biblioteca Escolar. Hoje trabalho em uma Biblioteca Escolar Particular, mas ainda irei em busca do sonho de poder trabalhar em uma Biblioteca Escolar Pública. Abraços, Ivo Funghi Baía!!!

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*