Fonte de inspiração

Em Belo Horizonte, planejamento físico de biblioteca vira objeto de estudo para bibliotecas escolares

Planejada para ser um espaço próximo e acessível aos seus usuários, a Biblioteca Lúcia Monteiro Casasanta, localizada na Escola Municipal José Maria Alkmin, de Belo Horizonte, foi planejada com a ajuda do bibliotecário responsável Ivo Funghi Baía (CRB-6/2135). No plano da construção, tudo foi pensado para isolar cada atividade em locais específicos. Por isso, segundo Ivo, “a intenção foi criar uma ambientação adequada tanto para o estudo quanto para o prazer”.

Bibliotecário desenvolve estudo sobre o planejamento do local (Foto: Divulgação)

Bibliotecário desenvolve estudo sobre o planejamento do local (Foto: Divulgação)

O planejamento do local está rendendo um estudo desenvolvido por Ivo, para contribuir com a construção de futuras bibliotecas escolares. “A partir dessa experiência, eu estou apontando algumas orientações importantes com relação à reforma ou construção de novas bibliotecas. Acredito que isso pode contribuir para inspirar o planejamento de outros espaços do tipo”, afirma.

A Biblioteca Lúcia Monteiro Casasanta foi planejada pelo bibliotecário Ivo Funghi Baía, que criou locais adequados a cada atividade oferecida (Foto: Divulgação)

A Biblioteca Lúcia Monteiro Casasanta foi planejada pelo bibliotecário Ivo Funghi Baía, que criou locais adequados a cada atividade oferecida (Foto: Divulgação)

Com mais de 20 mil itens em seu acervo, a biblioteca já passou por muitas etapas de transformação até chegar ao atual modelo de qualidade oferecido aos seus leitores. Inaugurada em 1976, hoje a instituição realiza quase 4.000 atendimentos por mês, e desenvolve diversos projetos de incentivo à leitura.

Estante oferece principais títulos de interesse dos leitores (Foto: Divulgação)

Estante oferece principais títulos de interesse dos leitores (Foto: Divulgação)

“Realizar atividades de incentivo à leitura é uma ótima oportunidade de aproximação entre o rico acervo existente e os alunos, professores e comunidade, papel da biblioteca escolar. Às atividades somam-se aos esforços realizados por toda a equipe da Biblioteca para criar uma ambiência acolhedora e adequada ao exercício do direito a uma instituição de qualidade e que seja, realmente, um polo de formação, informação e lazer”, finaliza Ivo.

Serviço:

Biblioteca Lúcia Monteiro Casasanta
Bibliotecário: Ivo Funghi Baía (CRB-6/2136)
Rua Benigno Fagundes da Silva, S/N – Serra Verde – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3246-9004
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 19h
Página no Facebook: https://www.facebook.com/biblioteca.alkmim

Outras bibliotecas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas escolares que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

4 Comentários

  1. Ivo Funghi Baía
    Posted 6 de abril de 2016 at 16:18 | Permalink

    Somente gostaria de destacar que a Secretaria Municipal de Educação adota um modelo de atendimento às bibliotecas escolares baseado em bibliotecas polo e bibliotecas coordenadas. Assim, cada bibliotecário acompanha um grupo de cinco bibliotecas escolares, em média. Além da biblioteca citada no blog, também acompanho o trabalho de outras quatro.

  2. Posted 7 de abril de 2016 at 17:37 | Permalink

    Pessoas iluminadas, realizam trabalhos para iluminar a jornada de outros! Parabéns!

  3. Eriton silva
    Posted 7 de abril de 2016 at 21:12 | Permalink

    Sempre voltado aos imteresses sociais educativos e sempre iluminando caminhos ,parabéns vc é merecedor.

  4. silvania vieira
    Posted 12 de abril de 2016 at 17:47 | Permalink

    Tive o prazer de fazer estágio com este profissional super competente, Ivo Funghi Baía na Biblioteca acima referida, pude aprender muito com ele e o principal a partir desse momento decide que meu local de trabalho seria a Biblioteca Escolar. Hoje trabalho em uma Biblioteca Escolar Particular, mas ainda irei em busca do sonho de poder trabalhar em uma Biblioteca Escolar Pública. Abraços, Ivo Funghi Baía!!!

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*