História do Vale do Mucuri é resgatada

Projeto digitaliza documentos históricos da região

Para entender como era o passado, nada melhor do que consultar as produções da época. Observar jornais, fotografias, revistas e documentos oferece um panorama de como as pessoas viviam. Melhor ainda quando temos a oportunidade de ler os relatos produzidos por elas mesmas. Graças ao Centro de Documentação e Arquivos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a população do Vale do Mucuri agora possui acesso completo a esse material.

Bolsista Ígor Ribeiro Arruda, bibliotecária-chefe do Campus do Mucuri, Élida Andressa da Silva Bracks (CRB-6/2585), e o coordenador do projeto, Márcio Achtschin Santos, na entrega do acervo digital (Foto: Graziela Lopes da Costa)

Iniciado em fevereiro de 2016, o projeto tem como objetivo mapear, identificar, catalogar e produzir arquivos digitais para resgatar a história do Vale. Para isso, os participantes vão atrás de documentos mantidos sob a guarda de proprietários locais ou espalhados pelo Brasil. Essa primeira fase mapeou todo o material disponível em Teófilo Otoni (MG). Em agosto deste ano, um grande acervo digitalizado foi entregue à biblioteca do Campus do Mucuri, localizada na cidade.

Todo esse material pode ser consultado pela comunidade acadêmica e pela população em geral. Para isso, basta fazer uma visita à biblioteca. Ela fica no campus da UFVJM e está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados letivos, das 8h às 12h.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*