Incentivo a educação conquista os moradores de São Joaquim de Bicas

Inaugurada há mais de 20 anos, a Biblioteca Alcina da Silva Maia tem se dedicado a aproximação da população

Nomeada em homenagem a uma cidadã sanjoaquimbiquense, que teve como missão de vida o fomento à cultura e educação infantil, a Biblioteca Pública Municipal Alcina da Silva Maia, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, conta com um acervo de 12 mil livros e uma equipe composta por três funcionários. O bibliotecário Oswaldo Bastos Fonseca (CRB-6/2936) e sua equipe promovem inúmeras ações sociais na biblioteca. “Nosso intuito é que a população vivencie o universo da literatura e o que ele pode proporcionar”, afirma.

Oswaldo Fonseca, bibliotecário, incentiva projetos educacionais e sociais (Foto: Divulgação)

Oswaldo Fonseca, bibliotecário, incentiva projetos educacionais e sociais

Responsável pelo espaço há três anos, Oswaldo conta que já realizaram vários projetos. A tradicional contação de histórias para as famílias e em parceria com as escolas da cidade, as aulas e monitorias voltadas para os candidatos a concursos públicos e vestibulares, além de orientação à alfabetização (leitura e escrita) de alunos do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Contação de histórias atrai crianças e adolescentes da cidade (Foto: Divulgação)

Contação de histórias atrai crianças e adolescentes da cidade

Com um fluxo anual de cerca de 1.300 visitantes, em sua maioria jovens e adolescentes, a biblioteca também faz uma integração dos serviços com as instituições de ensino municipais, para auxiliar os estudantes em suas pesquisas e estudos e capacitar os professores com cursos e palestras. Mas o que movimenta a biblioteca municipal é a Campanha de Doação de Livros, que mobiliza os moradores da cidade em prol da renovação do acervo. Em sua última edição foram arrecadados mais de 2.400 livros.

Serviço

Biblioteca Pública Municipal Alcina da Silva Maia
Bibliotecário: Oswaldo Bastos Fonseca (CRB-6/2936)
Rua Maranhão, 774 – Tereza Cristina
São Joaquim de Bicas – MG
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Telefone: (31) 3534-6611
Página no Facebook

Outras bibliotecas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Leave a Reply