Inovação e criatividade para atrair visitantes

Em Ubá, a Biblioteca Pública Municipal desenvolve novas formas de motivar a leitura e a utilização do espaço para o lazer, entretenimento e o estudo

Disponibilizar livros nas empresas da cidade à procura de leitores com a “Biblioteca-itinerante” não é o único projeto da Biblioteca Pública Municipal de Ubá. De visitas guiadas a exposições, o que não falta é atividades para seus visitantes.

As tradicionais visitas guiadas vão muito além do tour e da apresentação dos serviços e produtos da Biblioteca. Em Ubá, há a “Hora do Conto”, que, de maneira lúdica, aborda assuntos atuais por meio das histórias infantis. Em sua última edição, voltada para os alunos da 1ª a 3ª série de escolas públicas e particulares da cidade, os contadores narraram o famoso conto de fadas da Chapeuzinho Vermelho. Porém, na versão da biblioteca, mesmo sendo mau, o lobo-guará foi apenas advertido, e não morto pelo caçador, como na história original.

A bibliotecária Rose incentiva a conscientização de problemas sociais (Foto: Divulgação)

A bibliotecária Rose incentiva a conscientização de problemas sociais (Foto: Divulgação)

O porquê dessa mudança no enredo pode ser o primeiro questionamento do leitor dessa matéria. A resposta é simples: a bibliotecária Rosemary Andrade Flores (CRB-6/2793), pós-graduada em Gestão de Bibliotecas Públicas, aproveita a leitura para conscientizar os pequenos quanto aos problemas sociais e ambientais do mundo contemporâneo, como os animais em extinção, nesse caso o lobo-guará. Rosemary, conhecida como Rose, conta que a obra escolhida para a próxima edição da “Hora do Conto” é A Bela e a Fera. “Este ano vamos narrar esse clássico. Nossa intenção, além de conscientizar, é cativar e surpreender o público”, completa a bibliotecária.

“Hora do Conto” surpreende as crianças ao abordar assuntos do cotidiano (Foto: Divulgação)

“Hora do Conto” surpreende as crianças ao abordar assuntos do cotidiano (Foto: Divulgação)

Inaugurada há 78 anos pelo Decreto-Lei Nº 47, do então prefeito Levindo Eduardo Coelho, a Biblioteca Pública Municipal de Ubá, conta com um acervo de mais de 20 mil livros que estão à disposição do público, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Mas seus atrativos não se limitam ao mergulho no universo da leitura e da imaginação, são promovidas, ainda, exposições de fotógrafos amadores da cidade. Em parceria com o fotógrafo Vanderson Araújo, que doou os biombos para expor as fotografias, a Biblioteca abre espaço para o projeto “Revele-se”, que mostra à população um olhar diferente da cidade. A última mostra foi sobre a Avenida Beira Rio, coração da cidade. As fotos destacavam suas palmeiras imperiais, pássaros e as paisagens que, muitas vezes, não são notadas no dia a dia.

Biblioteca organiza exposição com os biombos doados pelo fotógrafo da cidade (Foto: Divulgação)

Biblioteca organiza exposição com os biombos doados pelo fotógrafo da cidade (Foto: Divulgação)

Este ano a Biblioteca firmou parceria com a Fundação Dorina Nowill, que incentiva a inclusão social das pessoas com deficiência visual por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braile. As obras são digitais e compostas por áudio, tornando acessível a esse público. No segundo semestre, a Fundação realiza o lançamento do acervo, que contará com obras clássicas e best-sellers, que estão entre os mais procurados pelos leitores da Biblioteca de Ubá.

Serviço

Biblioteca Pública Municipal de Ubá
Bibliotecária: Rosemary Andrade Flores (CRB-6/2793)
Praça Guido Marnière, 48 – Centro – Ubá/MG
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 18h
Telefone: (32) 3539-6308

Outras bibliotecas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Um Comentário

  1. APARECIDA COSTA
    Posted 13 de abril de 2016 at 12:08 | Permalink

    É MESMO ISSO AÍ. PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM O MELHOR PARA UBÁ!!

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*