Intercâmbio cultural

Biblioteca é voltada ao ensino do idioma francês

A Aliança Francesa de Belo Horizonte (AFBH) é uma associação brasileira sem fins lucrativos dedicada ao ensino do idioma francês, à promoção do intercâmbio cultural entre o Brasil e os países francófonos e à valorização dos artistas locais. Fundada em julho de 1944, a AFBH é polo de referência para outras Alianças Francesas e Centros Correspondentes de Minas Gerais. Atualmente, a instituição está situada em um casarão na região da Savassi e conta com uma estrutura moderna em ambiente de aprendizado. A Mediateca da AFBH conta com um acervo voltado para a imersão na cultura e nas artes em língua francesa. Com cerca de 2.800 itens, o acervo é gerido pelo sistema francês Pour Ma Bibliothèque (PMB) e dividido em Bibliothèque de L’apprenant, Bibliothèque Principale, Bande-dessinées, revistas e jornais.

Aliança Francesa promove intercâmbio cultural entre o Brasil e os países francófonos (Foto: Divulgação)

Aliança Francesa promove intercâmbio cultural entre o Brasil e os países francófonos (Foto: Divulgação)

A Bibliothèque de L’apprenant foi desenvolvida pelo Instituto Francês de Madri em 2005 e implantada em todas as Alianças Francesas do mundo. O acervo é completamente voltado para o ensino e o aprendizado da língua francesa, classificado de acordo com os níveis do Quadro Europeu de Referência Comum de Línguas e organizado por meio de tabela de cores. A Bibliothèque Principale é constituída por grandes obras da literatura em língua francesa. O acervo contempla desde grandes clássicos como Voltaire, Zola, Victor Hugo, até os nomes contemporâneos como Modiano, Eric-Emmanuel Schmitt, Anna Gavalda. Além disso, a Mediateca conta com a assinatura de revistas em língua francesa de diferentes áreas de interesse que possuem periodicidades diversas, além de jornais com periodicidade semanal.

De acordo com a bibliotecária Juliana Silva (CRB-6/3332), o diferencial da Mediateca é a biblioteca digital Culturethèque “A plataforma reúne diversas bases francesas de conteúdo online e permite o acesso gratuito a livros, HQ’s, músicas, filmes e documentários. Ela foi criada pelo Escritório do Livro, pelas Mediatecas da Embaixada da França no Brasil e por outras instituições francesas”, completa.

Biblioteca oferece acervo voltado para o ensino e o aprendizado da língua francesa (Foto: Divulgação)

Biblioteca oferece acervo voltado para o ensino e o aprendizado da língua francesa (Foto: Divulgação)

A AFBH participa ativamente do circuito cultural da cidade, apoiando eventos de música, teatro, circo, literatura e cinema, como o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece anualmente. A instituição também conta com um espaço destinado a exposições de arte, a Galeria Georges Vincent, além de salas equipadas com quadro interativo, vídeo projetor, computador e acesso à internet.

Instituição realiza eventos de música, teatro, circo, literatura e cinema (Foto: Divulgação)

Instituição realiza eventos de música, teatro, circo, literatura e cinema (Foto: Divulgação)

“Acreditamos que o aprendizado de uma língua está necessariamente ligado ao conhecimento das suas culturas correspondentes. Por isso, a Aliança Francesa promove atividades culturais voltadas para os seus alunos e para o público em geral”, afirma a bibliotecária Juliana Silva (CRB-6/3332). O principal objetivo da instituição é introduzir a cultura francesa ao cotidiano de Belo Horizonte, além de proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar a língua de forma concreta e instrutiva.

Serviço
Biblioteca da Aliança Francesa de Belo Horizonte
Bibliotecária: Juliana Roberta de Castro Silva (CRB-6/3332)
Endereço: Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi | Belo Horizonte/ MG
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, de 8h as 21h, sexta-feira, de 8h as 17h, e sábado, de 8h as 16h.
Telefone: (31)3292-6818
Site: http://aliancafrancesabh.com.br/mediateca/

Bibliotecas modelo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado o trabalho realizado por diversas bibliotecas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Confira aqui as bibliotecas escolares que já foram destaque nas redes do Conselho.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*